Congresso Nacional

No Brasil, o Congresso Nacional, como instância do poder legitimada pelos diversos segmentos sociais em processo democrático de eleições, constitui local privilegiado para o debate e aprovação de leis que convertam em realidade compromissos e projetos de alcance coletivo.
 
Devido a isso, a Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com o Senador José Jorge, que liderou a iniciativa, propôs a criação do Grupo de Parlamentares Amigos da UNESCO com o objetivo de promover a discussão pública de propostas que contribuam nos campos da educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura e comunicação e informação, para a redução da pobreza e valorização da dimensão humana do desenvolvimento.
 
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a contar com um Grupo de Parlamentares Amigos da UNESCO, a exemplo do que já acontece em países europeus, no Japão e em Israel.
 
O Grupo de Parlamentares Amigos da UNESCO desempenha hoje um importante papel, não só em termos de difusão dos ideais da Organização como também na formulação de políticas nacionais de educacão,ciência e cultura. 

Voltar ao topo da página