Sistema das Nações Unidas e Organismos Internacionais no Brasil

Como agência especializada do Sistema ONU, a UNESCO trabalha em estreita articulação com as demais agências do Sistema ONU no Brasil por intermédio de eventos ad hoc e desenvolvimento de atividades e projetos que visam fortalecer os valores, as prioridades e as metas das Nações Unidas.

O UNCT (United Nations Country TEAM) pode ser citado como um importante exemplo dessa iniciativa, pois foi criado para maximizar os esforços das agências para concretizar objetivos comuns e universais, como por exemplo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (UN Millennium Development Goals, MDGs). O Grupo é bastante ativo na organização de seminários e fóruns acerca de temas relacionados ao desenvolvimento do país.

Além das ações de âmbito interagencial, a UNESCO com freqüência se apóia em parcerias com outros organismos internacionais, como a USAID ou o Banco Internacional de Desenvolvimento, como forma de financiar ou apoiar atividades de grande importância e que exigem o intercâmbio de experiências.

Voltar ao topo da página