2015 - Ano Internacional da Luz

No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).

O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar  a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial. 

Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.

Juntamente com a UNESCO, um grande número de organismos científicos participará dessa iniciativa, que, em 2015, vai reunir diversas partes interessadas, inclusive sociedades e associações científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.

“Um Ano Internacional da Luz é uma grande oportunidade para garantir que gestores de políticas internacionais e partes interessadas se conscientizem sobre o potencial de solução de problemas que a tecnologia óptica apresenta. Nós temos agora uma oportunidade única para promover essa conscientização em âmbito mundial” (John Dudley, presidente do Comitê de Promoção do IYL 2015).

Links selecionados (em inglês):

Por que a luz é importante

O que é fotônica

Fotônica é a ciência e a tecnologia  que gera, controla e detecta fótons, que são partículas de luz. A fotônica serve de base para tecnologias que são utilizadas no cotidiano, que vão de smartphones e laptops, até a internet, aparelhos médicos e tecnologias de iluminação. O século XXI dependerá da fotônica, assim como o século XX dependeu da eletrônica.

Energia

A energia do Sol que atinge a Terra pode ser convertida em calor e em eletricidade, sendo que governos e cientistas de todo o mundo estão trabalhando para desenvolver tecnologias acessíveis e limpas de energia solar. A energia solar fornecerá um recurso praticamente inesgotável que aumentará a sustentabilidade, bem como reduzirá a poluição e os custo para mitigar a mudança climática.

O impacto econômico

As empresas na área da fotônica e das tecnologias baseadas na luz trabalham para solucionar os principais desafios enfrentados pela sociedade, como geração de energia e eficiência energética, envelhecimento saudável da população, mudança climática e segurança. As tecnologias fotônicas têm causado um grande impacto na economia mundial, com um mercado mundial atual de €300 bilhões e um valor de mercado projetado para mais de €600 bilhões, em 2020. Entre 2005 e 2011, o crescimento da indústria da fotônica foi duas vezes maior do que o do PIB (Produto Interno Bruto) mundial.

Luz nas construções

A iluminação representa quase 20% do consumo mundial de eletricidade (Associação Internacional da Energia). O futuro desenvolvimento das sociedades do mundo, tanto nos países desenvolvidos quanto nas economias emergentes, está intimamente relacionado à capacidade de iluminar efetivamente nossas cidades, lares, escolas e áreas de recreação. 

Conexão do mundo

Mídias sociais, telefonemas de baixo custo, videoconferências com familiares e amigos – esses são três exemplos de como a internet permite que pessoas do mundo todo se sintam conectadas, de uma forma nunca antes possível na história. E toda essa tecnologia é baseada na luz! Dados de luz ultracurtos pulsam, propagando-se em pequenas fibras ópticas com a largura de um fio de cabelo humano, que criaram a infraestrutura das comunicações modernas e a internet que utilizamos todos os dias.

Histórias da ciência

Mulheres na ciência

Desde os primórdios, as mulheres têm realizado contribuições para a ciência, mas frequentemente têm enfrentado barreiras e obstáculos em seu caminho. Apesar de terem ocorrido progressos ao longo dos séculos, muitas mulheres são dissuadidas a prosseguir nos níveis mais elevados de uma carreira científica. Muito mais deve ser feito para se tratar das razões que estão por trás desse desperdício potencial de talento humano. Existem vários programas internacionais que encorajam a participação das mulheres na ciência, e ações especiais ocorrerão em 2015.

1000 anos da óptica árabe

O ano de 2015 marca o 1000o aniversário de surgimento de “Kitab al-Manazir”, o notável tratado de sete volumes sobre óptica escrito pelo grande cientista árabe Ibn al-Haytham. A influência de Ibn al-Haytham nos experimentos e nas teorias da óptica é realmente notável, e ele é considerado o pai da óptica moderna, da oftalmologia, da física experimental e da metodologia científica. Muitas foram as suas contribuições e de vários outros cientistas, durante a Idade de Ouro Islâmica.

Blog – o mundo dos cientistas

Com frequência, o que os cientistas e os engenheiros fazem não é bem compreendido pelo público em geral, mas o IYL 2015 terá um blog que vai funcionar durante todo o ano, para que todos possam aprender. Blogueiros voluntários de todo o mundo – de estudantes de ensino médio a professores universitários, artistas e outros – comunicarão suas experiências diárias com a luz em seu sentido mais amplo.

Uma breve história da luz

Desde as antigas tentativas para se compreender o movimento das estrelas e dos planetas até o reconhecimento da importância da luz na fotossíntese, os esforços para entender a natureza e as características da luz têm revolucionado quase todos os campos da ciência. Uma breve história dos principais acontecimentos da nossa compreensão sobre a luz está disponível no site do IYL 2015.

Descobridores da luz

A história do estudo da luz tem envolvido praticamente a todas as principais personalidades da ciência, e suas histórias revelam o lado humano da ciência de diferentes formas. O site do IYL 2015 fornece recursos e links para os dados biográficos de cientistas – famosos ou não –  que têm realizado grandes contribuições para a nossa compreensão sobre o que é a luz e qual é a sua utilidade.

Voltar ao topo da página