Semana da África, 22-24 de maio

© UNESCO

A Semana da África é um evento anual promovido pelas Delegações Africanas Permanentes perante a UNESCO, que visa a aumentar a visibilidade da África, destacando a diversidade de seu patrimônio cultural e artístico.

A semana começou a ser comemorada partir do Dia Mundial da África (25 de maio), quando se comemora a criação da Organização da União Africana, que ocorreu em 25 de maio de 1963, em Addis Ababa, Etiópia, sob os auspícios de Negus Haïlé Sélassié.

No Brasil, o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas celebra esse dia para promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana com a história e a cultura brasileira, buscando transformar as relações entre os diversos grupos étnico-raciais que formam o país.

A Semana da África é celebrada de 22 a 24 de maio. Esta celebração é uma oportunidade para se organizar festividades culturais como, exposições artísticas, filmes, apresentações, exposições gastronômicas e noites de gala. É também uma ocasião para se organizar conferências e debates sobre várias questões importantes a respeito do continente africano e das influências desse continente na história e na cultura brasileira.

Leia mais:

Dia da África, 25 de maio

O Dia da África é a comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OAU), em 25 de maio de 1963.

"Em 25 de maio de 1963, esses grandes visionários tomaram o passo histórico e formaram uma instituição que seria a vanguarda das aspirações de liberdade, unidade e solidariedade do povo africano. Este Dia não teria sido possível sem os sacrifícios dos pais fundadores e dos heróis e heroínas africanos que lutaram para libertar o nosso continente dos vestígios do colonialismo, do racismo e do apartheid. Hoje, somos livres por causa dos sacrifícios que fizeram". (Sua excelência, Robert Mugabe, presidente da União Africana).

Apesar da dissolução da OAU e do estabelecimento de sua sucessora, a União Africana, em 2002, o nome e a data foram mantidos como uma celebração da unidade africana.

Todos os anos, o Dia da África é a oportunidade para celebrar as realizações do continente e para refletir sobre os desafios que ainda restam..

Fonte: Office of the Special Adviser on Africa (OSAA)

 

 

Voltar ao topo da página