10 maneiras de celebrar

A UNESCO propõe dez maneiras de celebrar a Semana Global AMI:

1. Organize um Dia AMI

Organize um Dia AMI na sua comunidade, reunindo diversos atores comprometidos com a AMI (ONGs, profissionais de AMI, mídia local, gestores de políticas, estudantes, professores etc.). Muitos Dias Locais AMI funcionarão como um “eco” na conferência.

2. Integre o tópico AMI nas universidades

As instituições de ensino/formação relevantes estão convidadas a organizar debates especiais, palestras ou colóquios para promover a AMI em todo o mundo. Os departamentos de ciências da comunicação, da informação, de biblioteconomia, e de educação podem disseminar resultados de pesquisa sobre temas relacionados à AMI e ao diálogo intercultural.

3. Use as mídias sociais para a conscientização sobre a AMI na sociedade civil

Uma boa forma de promover a AMI é usar as mídias e as tecnologias como veículos para esse fim. Use as mídias sociais para promover mundialmente a AMI. Use a hashtag #MILWeek2016 e compartilhe, em innlgês, suas experiências com o mundo!

Você não sabe o que é AMI? Se você é capaz de usar algum serviço de rede social, como Facebook, Twitter, Google+ etc., então você já tem algumas habilidades de AMI. Porém, você a está usando de forma eficaz? Você sabe como analisar de forma crítica os conteúdos informacionais e midiáticos, online e offline? Se você tem entre 15 e 25 anos e quer saber mais sobre a AMI, clique aqui para se inscrever no curso online (em inglês).

Compartilhe esses vídeos com seus amigos:

Faça com que os cidadãos se conscientizem sobre os benefícios das competências da AMI para sua vida cotidiana. Quando as pessoas se tornam mais conscientes sobre os temas da MIL, é mais provável chamar atenção dos gestores de políticas.

4. Envie uma mensagem

Envie uma carta, um e-mail ou uma mensagem de mídia social para suas empresas locais de mídia e/ou para as emissoras públicas de mídia, bibliotecas de escolas/universidades públicas, ONGs locais, provedores de serviços de internet, e até mesmo ao prefeito da cidade etc., pedindo que eles promovam a AMI na sua comunidade. Você pode propor temas que são parte da AMI, e aqui você pode encontrar mais informações sobre isso (em inglês).

5. Dê voz aos jovens

Os jovens são os maiores usuários de informação, da mídia e das novas tecnologias de comunicação. É mais importante do que nunca apoiar a nova geração para que use essas tecnologias de forma eficaz. Os jovens falando com jovens e com adultos são formas poderosas de empoderá-los para ser atores ativos na promoção da AMI. Encoraje os jovens para que façam com que suas vozes sejam ouvidas.

Organizações que trabalham com jovens podem organizar webinars e discussões/debates breves em suas redes de jovens. Encoraje os jovens a blogar sobre a AMI e o diálogo intercultural. 

A mídia, os jornalistas, as bibliotecas, tanto online quanto offline, podem envolver os jovens por meio de entrevistas e atividades de disseminação na comunidade, para dar voz à opinião deles sobre a AMI e o diálogo intercultural.

6. Junte-se à Aliança Global da Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL)

Promova a AMI em escala mundial, ao se integrar à GAPMIL. Clique aqui para completar uma breve enquete (em inglês). Este é um pedido para o compromisso com o diálogo. Ao se juntar à GAPMIL, você participará do trabalho mundial com objetivos comuns.

7. Crie novas parcerias, local ou regionalmente, para promover a AMI na sociedade

Conecte-se com outros parceiros, nacional ou regionalmente. Explore o contexto nacional ou regional de associações/redes de AMI onde estas não existirem – conecte-as à GAPMIL.

8. Promova as publicações e as ações da UNESCO

Você pode fazer download, exibir, distribuir ou fazer tweets de links para as publicações produzidas ou apoiadas pela UNESCO e outros parceiros:

- Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores

- Media and Information Literacy Policy and Strategy Guidelines

- Global Framework on MIL Indicators

- Guidelines for Broadcasters on Promoting User: generated content and MIL

- Mapping media education policies in the world: visions, programmes and challenges

- Overview of Information Literacy Resources Worldwide

- Empowerment through Media Education: an intercultural dialogue

9. Promova ou inscreva-se no curso online de Alfabetização Midiática e Informacional

Se você é professor, gestor de políticas ou profissional interessado em desenvolver competências interculturais e em AMI para jovens, incentive-os a se inscrever no curso online elaborado para eles. Clique aqui para mais informações.

Se você for um(a) jovem que deseja saber mais sobre AMI, sobre diálogo intercultural e sobre igualdade de gênero, clique aqui para se inscrever (curso em inglês).

10. Participe dos debates mundiais online

Enriqueça seus conhecimentos em AMI por outras iniciativas e experiências. Participe de debates e discussões online na Plataforma de Discussão da GAPMIL (em inglês). Lá, você poderá contribuir ativamente para as estimulantes discussões sobre a implementação da AMI e sobre o futuro dela.

Talvez, você tenha outras ideias criativas para promover a Semana AMI que nós ainda não tivemos – então compartilhe essas ideias! Lá, você terá liberdade para postar suas reflexões diretamente na plataforma ou participar via e-mail.

Venha e nos inspire!

Voltar ao topo da página