Histórico

“Em todos os lugares, as pessoas anseiam por se expressar livremente, participar de forma ativa dos processos de governança e do intercâmbio cultural. A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) é uma base para aumentar o acesso à informação e ao conhecimento, a liberdade de expressão e a qualidade da educação”.

- Jānis Kārkliņš, ex-diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO

Sobre a Semana Global AMI

A Semana Global AMI começou a ser celebrada anualmente em 2012 e tem como líder a UNESCO, em cooperação com a GAPMIL, a UNAOC e a Rede de Universidades MILID. Ela reúne diversos atores comprometidos com a promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), como uma forma de incentivar a inclusão social e o diálogo intercultural.

As atividades e a conferência da Semana Global AMI são oportunidades importantes para que todas as partes interessadas do mundo, incluindo membros da GAPMIL e da Rede Internacional de Universidades MILID, se encontrem e compartilhem pesquisas, projetos, novas ideias e informações mais recentes, por meio de uma reunião diversificada de partes interessadas envolvidas na AMI, em meios impressos, em tela ou digitais.

Edições anteriores

1. Primeiro Fórum Internacional sobre Informação Midiática e Informacional, em Fez, Marrocos, 2011: Declaração de Fez e a criação da Rede MILID 

2. Primeira Semana de Alfabetização Midiática e Informacional e Diálogo Intercultural (Semana AMI), em Barcelona, Espanha, 2012: Anúncio da Parceria Global pela AMI 

  • Mais informações estão disponíveis aqui (em inglês)

3. Segunda Semana de Alfabetização Midiática e Informacional e Diálogo Intercultural (Semana AMI), Cairo, Egito, 2013: Lançamento do “MILID Yearbook” 

  • Mais informações estão disponíveis aqui (em inglês) 

4. Semana de Alfabetização Midiática e Informacional e Diálogo Intercultural de 2014 (Semana AMI), Beijing, China: Aliança Global de Parcerias em AMI (GAPMIL)

  • Mais informações estão disponíveis aqui (em inglês)

5. Semana Global AMI de 2015, Filadélfia: Lançamento do Prêmio Global MIL 

  • Mais informações estão disponíveis aqui (em inglês)

Objetivos da Semana AMI

  • Aumentar a conscientização sobre a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) em todo o mundo.
  • Promover a diversidade, o pluralismo, o diálogo intercultural e a igualdade.
  • Promover a cooperação internacional na área de AMI.
  • Criar espaços construtivos para o compartilhamento de conhecimento, pesquisa e debate.
  • Lançar novos projetos.
Voltar ao topo da página