2001-2010 - Década Internacional para a Cultura da Paz e não Violência para com as Crianças do Mundo

IDCP logo

2000 foi o Ano Internacional da Cultura de Paz (UN Resolution A /RES/52/15), foi o marco inicial de uma grande mobilização em favor da paz. Nesta ocasião, as Nações Unidas criou uma “grande aliança” dos movimentos existentes a fim de unir todos aqueles que estavam trabalhando pela cultura de paz em seus oito domínios de ação, e assim, iniciou-se um movimento global pela cultura de paz. Este movimento cresceu ainda mais com proclamação da Década Internacional para a Cultura de Paz e Não Violência para com as Crianças do Mundo (2001-2010) (UN Resolution A /RES/53/25).

Como ponto focal do Ano Internacional de Cultura de Paz e agência líder da Década, a UNESCO desenvolveu um site interativo para que haja melhor interação entre todos os atuantes do movimento. O site permite promover as iniciativas, trocar informações e materiais de promoção. Mais de 75 milhões de indivíduos e milhares de organizações locais, nacionais e internacionais, representando mais de 160 países, já fazem parte do movimento pela cultura de paz.

Estão previstas várias iniciativas no Brasil para celebrar o final da Década.

Informações Adicionais

Década Internacional para a Cultura de Paz e Não-violência para com as Crianças do Mundo (2001-2010) site oficial em várias línguas.

Manifesto 2000 (link externo em várias línguas)

Segurança Humana e Paz no Brasil

Prevenção da Violência entre Jovens no Brasil

Combate à Discriminação Racial no Brasil

Voltar ao topo da página