2010 - Ano Internacional para a Aproximação das Culturas

© UNESCO

A celebração é uma forma de estimular o desenvolvimento de ações para a promoção do conhecimento mútuo sobre a diversidade cultural, étnica, lingüística e religiosa em âmbito regional, nacional e internacional, em defesa da paz.

“A data foi instituída a fim de dissipar os amálgamas surgidos da ignorância, dos preconceitos e das exclusões, que geram tensões, insegurança, violência e conflitos”, destacou a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, em discurso oficial sobre o Ano Internacional.

Bokova ressaltou a papel preponderante da UNESCO na celebração desse marco graças à cooperação internacional nas áreas da sua competência. Ao longo dos últimos anos, a Organização adquiriu uma experiência significativa e ganhou reconhecimento internacional por seus esforços em demonstrar os efeitos benéficos da diversidade cultural, destacando a importância das trocas, transferências e dos intercâmbios entre as culturas. 

As ações organizadas ao longo desse ano serão embasadas por quatro eixos estratégicos: promoção do conhecimento sobre a diversidade; elaboração de um conjunto de valores comuns; consolidação de uma educação de qualidade e das competências interculturais e incentivo ao diálogo sobre o desenvolvimento sustentável.

Como parte da programação oficial do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas, o Brasil vai sediar o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, nos dias 28 e 29 de maio, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e pelo Secretariado da Aliança de Civilizações da ONU (UNAOC), conta com a parceria da UNESCO.

O Fórum irá reunir líderes políticos, empresariais e religiosos, representantes de organizações internacionais, de ONGs, da sociedade civil com o intuito de repensar a forma de lidar com as tensões entre as culturas e promover a confiança e a compreensão entre as comunidades heterogêneas.

Participam do encontro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Informações Adicionais

Site da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (em inglês)

Para mais informações a respeito do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas, visite o site do Setor de Cultura da UNESCO (em inglês, francês e espanhol).

Para mais informações sobre o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, clique aqui.

Voltar ao topo da página