2011 - Ano Internacional da Química

© IUPAC

O Ano Internacional da Química, organizado pela UNESCO e a União Internacional de Química Pura e Aplicada, celebrará as contribuições vitais da química. Para lançar o Ano, célebres químicos incluindo vários ganhadores do Prêmio Nobel participam de conferência nos dias 27 e 28 de janeiro na sede da UNESCO (Paris).

O Ano Internacional da Química está pronto para decolar em 2011. Em 2009 nós celebramos o Ano Internacional da Astronomia (AIA), 2010 foi o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB) e, em 2011, nós damos as boas vindas ao Ano Internacional da Química (AIQ).

Na 179ª sessão da Diretoria Executiva, 24 Estados Membros, liderados pela Etiópia, apoiaram a proposta da ONU de proclamar o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química.

Então, a Assembleia Gera da ONU declarou 2011 como o Ano Internacional da Química, em sua 63ª reunião em dezembro de 2008, onde a UNESCO será a agência líder da ONU, juntamente como nossa parceira, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry - IUPAC).
 
Os objetivos gerais do Ano são:
    •    Aumentar a valorização e o entendimento públicos sobre química para atender às necessidades do mundo;
    •    Estimular o interesse dos jovens pela química;
    •    Gerar entusiasmo pelo futuro criativo da química;
    •    Celebrar o papel das mulheres na química, ou os principais eventos históricos na química, inclusive os centenários do Prêmio Nobel de Marie Curie, além da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas.
 
O Ano servirá para que o mundo celebre a arte e a ciência da química, assim como suas contribuições essenciais para o conhecimento, a proteção ambiental, a melhoria da saúde e o desenvolvimento econômico. Para tanto, a UNESCO e a IUPAC estão incentivando e promovendo o maior envolvimento possível com o AIQ 2011 (veja www.chemistry2011.org). O mundo inteiro planejou vários eventos interessantes e inovadores em química para o AIQ.

Voltar ao topo da página