06.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

107º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, em SP, homenageia Irena Sendler

O Comitê da Cultura de Paz realiza no dia 10/09, às 19h, no auditório do Museu de Arte de São Paulo-MASP seu 107ª Fórum em celebração ao Dia Internacional da Cultura de Paz comemorado em todo o mundo em 21 de setembro. O tema será a vida e os feitos de Irena Sendler, considerada uma grande heroína do século XX.

Conhecida como “o anjo do Gueto de Varsóvia”, Irena foi uma ativista católica dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial e contribuiu para salvar a vida de milhares de crianças judias. O 107º. Fórum do Comitê da Cultura de Paz tem a parceria da UNESCO no Brasil e é aberto ao público, sem necessidade de fazer inscrição antecipada.

Com o título “Resistir à barbárie salvando vidas – a determinação heroica de Irena Sendler”, o 107º. Fórum contará com palestra do Rabino Michel Schlesinger, bacharel em Direito e rabino da Congregação Israelita Paulista, e do cônego José Bizon, mestre em Ecumenismo e presbítero da Arquidiocese de São Paulo, ambos defensores do diálogo inter-religioso como instrumento de cultura de paz.

Na ocasião também será lançado o livro "A história de Irena Sendler – a mãe das crianças do Holocausto", da jornalista Anna Mieszkowksa.

O trabalho de assistente social, a dedicação e a coragem de Irena para enfrentar o horror e o terror da ocupação nazista na Polônia transformaram-na em um verdadeiro símbolo da Cultura de Paz. Instituída pelas Nações Unidades, a Cultura de Paz consiste em um conjunto de valores, atitudes e comportamentos contrários à violência e que previnem conflitos atuando em suas causas, com o objetivo de solucionar os problemas por meio do diálogo e da negociação, colocando os direitos humanos como o ponto mais importante no decorrer de todo o processo.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página