22.03.2013 - UNESCO Office in Brasilia

15ª edição do Prêmio L'ORÉAL-UNESCO para as Mulheres na Ciência – 2013

A cada ano, cinco notáveis cientistas mulheres – uma por continente – são homenageadas pela contribuição de suas pesquisas, pela força de seus compromissos e pelo impacto na sociedade. No próximo dia 28 de março, as cinco contempladas em 2013 serão homenageadas em uma cerimônia de premiação em Paris e receberão US$100 mil pelo reconhecimento às suas realizações. Uma delas é a brasileira Márcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O júri do prêmio foi presidido pelo professor Ahmed Zewail, vencedor do Prêmio Nobel de 1999 em Química e ocupante da cátedra Linus Pauling de Química e professor de Física no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

As pesquisas das laureadas de 2013 demonstram abordagens excepcionalmente originais à investigação fundamental nas ciências físicas; desde a contribuição para uma melhor compreensão das alterações climáticas até o avanço da pesquisa sobre doenças neurodegenerativas e, potencialmente, a descoberta de novas fontes de energia.

"Essas cinco notáveis cientistas mulheres deram ao mundo uma melhor compreensão de como a natureza funciona", disse a diretora-geral da UNESCO Irina Bokova. "Suas pesquisas pioneiras e descobertas mudaram a forma como pensamos em várias áreas das ciências físicas e abriram novas fronteiras da ciência e da tecnologia. Tais desenvolvimentos têm o potencial de transformar a nossa sociedade. "




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página