31.07.2013 - UNESCO Office in Brasilia

8º Fórum de Juventude da UNESCO: juventude impulsiona a mudança

O 8 º Fórum de Juventude UNESCO, parte integrante da Conferência Geral da UNESCO, será realizado na sede da UNESCO em Paris, de 29 a 31 outubro de 2013, sob o tema global "Juventude e Inclusão Social: Compromisso Cívico, Diálogo e Desenvolvimento de Competências".

Escolhido com base em uma consulta on-line dos jovens, realizada em fevereiro de 2013 com a contribuição de 1.895 mulheres e homens jovens, o tema geral será desenvolvido em torno dos três objetivos da Estratégia Operacional da Juventude 2014-2021:

i) formulação e revisão de políticas com a participação dos jovens;

ii) desenvolvimento de capacidades para a transição para a vida adulta;

iii) engajamento cívico, participação democrática e inovação social.

Os jovens participantes do 8 º Fórum da Juventude terão a oportunidade de debater sobre os principais objetivos do Programa de Juventude da UNESCO e formular recomendações estratégicas para os Estados-Membros da UNESCO. Tais recomendações serão apresentadas durante a 37 ª Sessão da Conferência Geral da Organização, que será realizada imediatamente após a Forum (05 a 20 de novembro de 2013).

Pela primeira vez na história do Fórum, os participantes também serão convidados a selecionar 15 projetos de ação (três por região) entre as propostas recebidas por meio de uma chamada para projetos, emitida pela UNESCO em julho e agosto de 2013, e aberta para jovens e organizações juvenis em torno o mundo.

Os 15 projetos de ação receberão o selo do "8 º Fórum de Juventude da UNESCO". O selo será uma garantia de qualidade e excelência dos projetos, que deverá fornecer a seus executores oportunidades para mobilizar fundos, parcerias e visibilidade internacional. Será também um reconhecimento das bases de ação e engajamento de jovens mulheres e homens de todo o mundo.

Anunciados em 31 de outubro de 2013, durante a sessão de encerramento do Fórum, os 15 projetos de ação também serão apresentados, juntamente com as recomendações estratégicas, para os representantes dos 195 Estados-Membros da UNESCO durante a sua 37ª Conferência Geral.

Segunda inovação importante desta 8 ª edição do Fórum: seu formato mais enxuto e mais interativo em comparação com as edições anteriores.

Seguindo as propostas de um grande número de jovens no contexto de uma consulta on-line realizada pela UNESCO de 14 março a 9 abril de 2013, o Fórum terá duração de três dias, em vez de quatro, e vai proporcionar mais tempo e espaço para os contatos pessoais.

Além dos grupos temáticos que vão debater e finalizar as recomendações estratégicas, grupos de trabalho regionais também serão realizados para a seleção dos 15 projetos de ação.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página