22.05.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Dia dedicado ao Patrimônio Cultural Subaquático

Saques e pilhagens a navios naufragados, a importância histórica das relíquias submersas da Primeira Guerra Mundial ou da frota Kublai Jhan no Japão, e os desafios para ensinar arqueologia subaquática em universidades: esses são apenas alguns dos tópicos a serem discutidos durante o Dia de Intercâmbio sobre o Patrimônio Cultural Subaquático, organizado pela UNESCO em sua sede em Paris, a ser realizado em 27 de maio (sala I, de 10 às 18h).

Com a intenção de destacar os perigos que ameaçam o patrimônio cultural subaquático e a necessidade de preservá-lo, o evento será aberto pela diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, e pelo diretor de Belas Artes, Patrimônio Cultural, Bibliotecas e Arquivos do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, Pedro Jesús Prieto.

O evento reunirá especialistas internacionais, incluindo Michel L’Hour, diretor do Departamento de Pesquisa Arqueológica Subaquática (França); Xavier Nieto Prieto, diretor do Museu Nacional de Arqueologia Subaquática (Espanha); Kenji Nemoto, professor do Departamento de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade de Tokai (Japão); e Elianne Martínez, diretora do Departamento de Arqueologia da Comissão de Patrimônio Cultural da Nação (Uruguai).

Ao final do simpósio, será exibido em pré-estreia o documentário “Le secret du trésor de Bassas da India” (“O tesouro secreto de Bassas da Índia”), de Karel Prokop, coproduzido pelo canal franco-germânico Arte and Constance Films e patrocinado pela UNESCO (sala I, 19h). O filme, que será transmitido no canal Arte em 1º de junho, às 20h40min, narra a história da busca pela localização e pela proteção dos destroços do navio Santiago, que naufragou no Oceano Índico em 1585, levando consigo a tripulação e uma carga de 400 mil moedas.

O Dia de Intercâmbio precede a Quarta Reunião de Estados-partes da Convenção da UNESCO sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, que acontecerá no dia seguinte (28 de maio). Adotada em 2001, e desde então ratificada por 43 Estados, essa Convenção fornece um marco de ação para aperfeiçoar a proteção do patrimônio cultural subaquático.

O Patrimônio Cultural Subaquático é também o tema de uma exposição fotográfica exposta atualmente no edifício-sede da UNESCO. 

***

Contato para a imprensa:

Agnes Bardon, UNESCO Press office
Tel : +33 (0) 1 45 6817 64




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página