03.04.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem para o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, 06/04/2017.

Este Dia Internacional é uma oportunidade de levantar a bandeira do poder do esporte para o desenvolvimento e a paz.

O esporte é uma paixão compartilhada por mulheres e homens em todo o mundo. É uma força para o bem-estar físico e para o empoderamento social. É um motor para a igualdade, especialmente de gênero, para a inclusão de todos, especialmente os mais desfavorecidos. Não existe uma plataforma mais poderosa do que o esporte para alimentar os valores que todos nós compartilhamos – solidariedade, responsabilidade, respeito, honestidade, trabalho em equipe, igualdade, motivação e autoestima... O esporte é uma forma de incluir todas as pessoas, inclusive refugiados e migrantes, combater os estereótipos e fortalecer as fundações da paz em sociedades saudáveis.

Enquanto o mundo avança na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, devemos fazer de tudo para apoiar o esporte para não deixar ninguém para trás. Esse é o espírito que orienta a Carta Internacional da Educação Física, a Atividade Física e o Esporte, para garantir respeito ao direito fundamental ao esporte para todas as mulheres e todos os homens, sem discriminação. Esse mesmo espírito inspira o trabalho de voluntários em todo o mundo, dedicados a apoiar o esporte para o desenvolvimento e a paz, cujo trabalho homenageamos hoje.

Todos os anos, estima-se que a inatividade física causa 3,2 milhões de mortes. É por isso que a UNESCO juntou forças com a Organização Mundial da Saúde, para combater os estilos de vida sedentários, a começar por uma educação física na escola que seja inclusiva, igualitária e de qualidade. Isso exige novos compromissos e recursos de todos os atores – para garantir políticas públicas, especialmente nos campos de saúde, educação, planejamento urbano, infraestrutura e transporte, assim como o trabalho com o setor privado no desenvolvimento de leis, regulamentos e planos nacionais para o esporte. Esse é o objetivo da 6ª Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e o Esporte (MINEPS VI), organizada pela UNESCO em parceria com a Federação Russa, que será realizada em Kazan, de 13 a 15 de julho de 2017. Nós devemos catalisar ações efetivas onde for necessário. Devemos todos nos mobilizar para tornar o esporte para todos uma realidade – isso nunca foi tão essencial.

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página