06.02.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem para o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro de 2017

Este Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma oportunidade para que todos tomem uma posição a favor das meninas e mulheres na ciência.

As meninas continuam a enfrentar estereótipos e restrições sociais e culturais, que limitam seu acesso à educação e ao financiamento para pesquisas, impedindo-as de desenvolver carreiras científicas e de realizar todo o seu potencial. As mulheres continuam sendo minoria na pesquisa e na tomada de decisões na área da ciência. Isso lança uma sombra sobre todos os esforços para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudança Climática – sendo que ambos destacam os papéis-chave da igualdade de gênero e da ciência.

Ao mesmo tempo, meninas e mulheres suportam os fardos mais pesados da pobreza e da desigualdade – elas estão nas linhas de frente da mudança climática, incluindo os desastres resultantes de riscos naturais. Meninas e mulheres que vivem em áreas rurais e desfavorecidas são as mais afetadas.

A obtenção de progressos significativos deve começar com os direitos e a dignidade das mulheres, por meio do estímulo à sua engenhosidade e inovação.

Esta mensagem foi enviada durante as duas últimas Conferências das Partes na Convenção-marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21 e 22). A humanidade não pode ignorar a metade de seu gênio criativo.

As meninas e mulheres devem ser empoderadas em todos os níveis, na aprendizagem e na pesquisa, na administração e no ensino, em todos os campos científicos. Esse objetivo sustenta o Manifesto pelas Mulheres na Ciência, que a UNESCO lançou no ano passado com a Fundação L’Óreal, para envolver governos e partes interessadas na promoção da participação plena das meninas e mulheres na ciência. Devemos inspirar meninas e mulheres, oferecendo oportunidades de tutoria para jovens cientistas, com a finalidade de auxiliá-las no desenvolvimento de suas carreiras. Devemos aumentar a conscientização sobre o trabalho das mulheres cientistas, proporcionando oportunidades iguais para sua participação e liderança em uma ampla gama de entidades e eventos científicos de alto nível.

O mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres. Convidamos todos e todas para assinar esse Manifesto. Juntos, nós podemos fazer a diferença.

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página