17.07.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Um Dia Internacional para prestar homenagens a Nelson Mandela

© UNESCO

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Nelson Mandela, 18 de julho de 2013

No Dia Internacional Nelson Mandela, eu me uno a mulheres e homens de todo o mundo para honrar um homem cuja força, visão e magnanimidade mudaram a África do Sul e o curso do Século XX.

Embaixador de boa-vontade da UNESCO desde 2005, Nelson Mandela disse uma vez que “a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”.

A vida de Nelson Mandela é uma educação para todos nós – um exemplo de perseverança em superar adversidades, de coragem em encarar os desafios mais difíceis, de clareza moral em promover a reconciliação e a paz.

Nelson Mandela tem ensinado ao mundo que a dignidade de mulheres e homens é a única fundação sobre a qual se constroem sociedades justas.

Ele tem nos mostrado que a paz não é somente um ideal ou algo abstrato, mas um modo de vida, um caminho para interagir com outros e com o mundo.

Neste dia, vamos prestar homenagem a Nelson Mandela ao apoiar e compartilhar os valores que o inspiram. Em um mundo onde todas as sociedades estão se transformando e todas as mulheres e homens enfrentam pressões crescentes, vamos todos mantermo-nos verdadeiros aos princípios morais estabelecidos por Nelson Mandela.

Respeito, compreensão mútua e reconciliação são os fundamentos mais fortes para a paz e a liberdade. Neste espírito, devemos ajudar os outros, ultrapassar todas as barreiras divisórias e apreciar o mundo em que vivemos. Esta é hoje a mensagem da UNESCO.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página