03.10.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Arquivística audiovisual: filosofia e princípios

© UNESCO

Publicada no âmbito do Programa Memória do Mundo da UNESCO, a versão em português da terceira edição da publicação em inglês fornece uma base explicativa, teórica e atualizada sobre a arquivística audiovisual, assim como reflete as realidades contemporâneas enfrentadas pelos profissionais da área.

A arquivística audiovisual é uma área amplamente reconhecida entre as instituições de memória, indústrias e universidades, e apresenta uma gama de políticas de governança para o desenvolvimento de coleções, sua preservação e acesso a elas. Entretanto, o volume crescente de documentos audiovisuais e a rápida obsolescência das tecnologias utilizadas para criá-los são fatores que impõem desafios imensos para os arquivos e os arquivistas de coleções audiovisuais. Esta publicação trata desses desafios e examina as questões levantadas pela migração de imagens e sons do analógico para o digital, além de conceitos mais amplos de preservação e acesso.

Alinhado à Recomendação da UNESCO de 2015 relativa à Preservação, ao Acesso e ao Patrimônio Documental, incluindo o Formato Digital, o Programa Memória do Mundo visa a proteger a memória documental e coletiva dos povos do mundo, assim como torná-la acessível a todos. Espera-se que esta publicação sirva como repositório de sabedoria e conhecimento para aqueles que exercem a profissão de arquivista audiovisual, e também como fonte para o seu trabalho de preservação desse rico legado cultural, para o benefício das gerações presentes e futuras. 

Autor: Ray Edmondson

Brasília, UNESCO, 2017. 102 p.

Título original: Audiovisual archiving: philosofphy and principles.

Download gratuito:

 

Exemplares impressos:

Para solicitar cópias impressas em português, entre em contato com: grupoeditorial(at)unesco.org.br  




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página