10.11.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Audrey Azoulay é nomeada Diretora-Geral da UNESCO

A Conferência Geral da UNESCO nomeou hoje (10/11/2017) Audrey Azoulay (França) para o cargo de Diretora-Geral da Organização. Em 13/10/2017, Audrey Azoulay foi a candidata indicada pelo Conselho Executivo da UNESCO para substituir a Diretora-Geral, Irina Bokova (Bulgária), que exerceu o cargo entre 2009 até a presente data.

O presidente da 39ª sessão da Conferência Geral, Zohour Alaoui, parabenizou a nova diretora-geral ao fim de um voto que confirmou a escolha do Conselho Executivo.

“Agora eu penso em todas as pessoas que encontrei nos últimos meses, ou que encontrei em minhas várias funções profissionais, que têm grandes expectativas quanto à UNESCO”, declarou Audrey Azoulay à Conferência Geral. “Eu penso no mandato da UNESCO, que é surpreendentemente moderno. Eu penso em todos vocês que têm consciência das dificuldades da Organização, mas que sabem que ela é insubstituível, que é essencial diante dos desafios mundiais atuais, vocês que desejam a unidade e a serenidade necessárias para que ela exerça seu mandato da melhor forma possível”.

Nascida em 1972, Audrey Azoulay foi ministra da Cultura e das Comunicações da França de fevereiro de 2016 até maio de 2017. Ela ocupou cargos de alto escalão no setor de radiodifusão da França e trabalhou como relatora do órgão de auditoria do país, o Cour des Comptes (Tribunal de Contas), e como especialista legislativa em questões de cultura e mídia na Comissão Europeia.

Audrey Azoulay também trabalhou no Centre National du Cinéma et de l’Image Animée (CNC), primeiro como vice-diretora de audiovisual, depois como diretora de assuntos financeiros e jurídicos e finalmente como vice-diretora-geral. Ela é formada pela École National d’Administration e pelo Institut d’Études Politiques de Paris, e tem mestrado em administração de empresas pela Universidade de Lancaster (Reino Unido).

Audrey Azoulay é a 11ª diretora-geral da UNESCO e a segunda mulher a ocupar esse cargo. Ela irá assumir o posto no dia 15 de novembro.

Mais informações aqui (em inglês).




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página