21.09.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Para além de 2015: UNESCO na Cúpula Mundial da Juventude

Entre os dias 9 e 11 de setembro, cerca de 700 jovens de todo o mundo se reuniram em São José, na Costa Rica, para expressar suas opiniões e influenciar as decisões no âmbito do documento “O futuro que queremos” das Nações Unidas. Mais de 3 mil jovens, em 25 países diferentes, estavam sintonizados à Cúpula Mundial da Juventude BYND2015, por meio de uma plataforma única de colaboração coletiva e de outros canais de mídias sociais.

No primeiro dia do encontro, a UNESCO abriu a Hackathon: 24 Hours to Hack the Millennium Development Goals, com um quadro de apresentações sobre o papel da educação para um futuro sustentável e sobre os cuidados de saúde para todos. Inspirados pelas ideias e exemplos de soluções para os principais desafios enfrentados no mundo, que foram apresentados pelos representantes da UNESCO e das empresas Ericsson, Microsoft e Intel, os jovens formaram equipes e trabalharam durante as 24 horas seguintes no desenvolvimento de aplicativos nas áreas de educação, assistência médica e meio ambiente.

Como juíza no painel sobre educação, a UNESCO, escolheu alguns micro e macroaplicativos interessantes. Assim como no futebol, a torcida local ajudou a equipe vencedora da maratona: a batalha de cérebros que durou 24 horas terminou com a vitória de uma equipe de Costa Rica. A ideia “Ativistas do meio ambiente”, um banco de dados, online e em tempo real, das fontes de poluição em todo o país, foi eleita o melhor aplicativo pelos juízes e participantes da Cúpula.

Durante a sessão Change Your World, no último dia da Cúpula, os pontos de vista da UNESCO sobre empreendedorismo e inovação foram reforçados por jovens ativistas que tomaram a palavra. A presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan (via conexão remota), e representantes da Disney, do UNICEF, do Facebook e da União Internacional de Telecomunicações (UIT) apresentaram suas iniciativas nas áreas de cidadania digital, proteção online de crianças e objetivos da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A Declaração da Cúpula BYND 2015, adotada por jovens delegados, fará parte do processo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) pós-2015.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página