01.04.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Livro promove reflexões e troca de saberes sobre a água

O livro "Água e Cooperação: estratégias, reflexões e alianças em favor da vida", lançado no dia 23/03/14, conta com a produção de 16 artistas e pensadores inspirados no Ano Internacional da Cooperação pela Água, tema proposto pela ONU em 2013. A publicação aborda a água de maneira transdisciplinar e é espaço de reflexão e apresentação de experiências que estabelecem alianças entre os diversos saberes que envolvem a água. O livro oferece ainda propostas para uma relação cooperativa em torno do elemento que dá vida ao nosso planeta.

Organizado por Sérgio Ribeiro, Vera Catalão e Bené Fonteles, com prefácio de Ignacy Sachs, o livro conta com artigo do Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz. No texto, Muñoz aborda iniciativas da organização, que tem dedicado esforços para desenvolver e difundir os meios de gestão sustentável dos recursos hídricos, bem como em promover a educação para sustentabilidade e a capacitação sobre o tema.
No texto de introdução, os organizadores afirmam que o livro, “reunindo saberes tradicionais, científicos e artísticos de pessoas ocupadas em refletir sobre experiências múltiplas e vastas, sinaliza que para compreender a água não adianta só a nossa sofisticada inteligência direcionada para o racional, tão necessário no trato da sustentabilidade dos recursos hídricos. O discurso deve se ampliar para uma consciência prática na vivência da água como bem comum e bem querer de todos os seres planetários”.
O livro é uma realização da Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água - REATA, do CET-Água e do Movimento Artistas pela Natureza, em cooperação com a UNESCO e apoio do Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Ararazul e Jardim Botânico de Brasília. O livro é escrito em português com resumos dos capítulos em inglês.

Mais informações:

Ana Lúcia Guimarães, 61-2106 3536, a.guimaraes(at)unesco.org
Anita Campos, 61-2106 3538, anita.campos(at)unesco.org.br
http://www.unesco.org/brasilia
http://www.facebook.com/unescobrasil
http://www.twitter.com/unescobrasil




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página