23.05.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Trazendo o “limpo” de volta ao “jogo”

© UNESCO

Reunião mundial dos ministros do Esporte para discutir meios de “limpar” o esporte e torná-lo acessível a todos

Combater a corrupção e a manipulação no esporte, aumentar o investimento público e, com isso, o impacto e os padrões de grandes eventos, bem como propiciar o acesso equitativo à educação física e ao esporte para todos, será o foco da Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e pelo Esporte (MINEPS V), a ser realizada em Berlim (Alemanha), de 28 a 30 de maio.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, abrirão o evento, que é organizado pela UNESCO e pelo governo da Alemanha, com o apoio do Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e a Educação Física (ICSSPE).

Na abertura, entre outros palestrantes, incluem-se o ministro do Interior da Alemanha, Hans-Peter Friedrich, e o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Philip Craven. Vários especialistas de renome internacional estarão presentes na conferência, apresentando as últimas pesquisas sobre os três principais temas que serão discutidos.

Mais de 500 participantes representando autoridades esportivas em mais de 100 países participarão do evento, incluindo mais de 50 ministros do Esporte, pesquisadores, órgãos de controle e de aplicação da lei, e outras organizações governamentais, intergovernamentais e não governamentais, além de praticantes de esportes. Os trabalhos serão divididos em três sessões:

  • Acesso ao Esporte como um Direito Fundamental para Todos
    Muitas pessoas são excluídas do esporte. Os governos deveriam implementar políticas que assegurem o acesso equitativo para meninas e mulheres, pessoas com deficiência e grupos socialmente excluídos, para esportes em todos os níveis.
  • Promoção do Investimento em Programas Esportivos e de Educação Física
    Aproximadamente 2% do PIB mundial são gerados pelo setor esportivo. Os governos devem reconhecer que investir em atividades e educação física – assim como em grandes eventos esportivos – agrega valor para o desenvolvimento social e econômico. Outra preocupação diz respeito ao alto custo das licitações e à complexidade das exigências para grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, ou a Copa do Mundo de Futebol, o que pode limitar o número de países aptos a sediar tais eventos.
  • Preservação da Integridade do Esporte
    Em fevereiro de 2013, o Escritório Europeu de Polícia (Europol) anunciou que foram realizadas tentativas de organizar mais de 380 partidas de futebol profissional, como parte de uma sofisticada operação do crime organizado. A manipulação de competições esportivas, o doping e outras práticas ilegais, nos âmbitos nacional e internacional, estão ocorrendo de forma crescente em todos os lugares. Entre as medidas em discussão para reverter essa tendência, incluem-se leis esportivas fortes, mas proporcionais, a educação e o compartilhamento de informações, e a boa governança das organizações esportivas.

A Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e pelo Esporte (MINEPS) foi realizada pela primeira vez em 1976, na sede da UNESCO em Paris. A Conferência envolve governos, organizações do Sistema das Nações Unidas e o Movimento Esportivo. Os resultados da Conferência auxiliam a orientar a implementação de políticas e práticas efetivas por governos em todo o mundo. Eles também estabelecem o direcionamento geral dos programas internacionais da UNESCO em educação física e esporte.


*****
A MINEPS V será realizada no Berlin Intercontinental Hotel, Budapester Straße 2, 10787 Berlim, Alemanha

Jornalistas que cobrirão o evento devem estar credenciados.

Contatos de imprensa:
Hendrik Lörges
Assessor de imprensa do Ministério do Interior da Alemanha
Tel: +49 / (0)30 – 18681 1104
E-mail: hendrik.loerges(at)bmi.bund.de
Sue Williams
Setor de Relações com a Mídia da UNESCO
Tel: +33 1 4568 1706
E-mail: s.williams(at)unesco.org




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página