01.11.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Celebração no Brasil do Dia Mundial da Filosofia relembra porque devemos acreditar na humanidade

Nova Acrópole e UNESCO no Brasil celebram a data com diversas atividades gratuitas em 18 cidades brasileiras. Em Brasília, as comemorações iniciam dia 05/10/2018 e se estendem até o dia 11/11/2018, em vários locais da cidade.

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2002, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

“A importância da filosofia e da reflexão está presente na UNESCO desde sua criação em 1945. Nosso ato constitutivo já dizia em seu preâmbulo: ‘Uma vez que as guerras começam na mente dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas’. Essa frase carrega consigo uma conotação filosófica muito forte e denota a importância de se trabalhar a educação e o pensamento crítico como respostas para os grandes desafios da humanidade”, explica o coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon.

Neste ano, o tema escolhido pela Nova Acrópole para celebrar a data é “Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?”. O objetivo é mostrar como a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade. Para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais? A Filosofia sempre tentou descobrir o porquê disso. 

“Cada ser humano representa uma potência a ser desenvolvida pelo poder da educação. E esta potência deve estar em harmonia com as leis da natureza e servir para um propósito na sociedade. Dessa forma, a vida humana deveria refletir o movimento do universo, como nos mostra a ciência de Giordano Bruno e a ética de Aristóteles”, explica a professora da Nova Acrópole, Kelly Aguiar.

Saiba quais são as 18 cidades brasileiras que celebram o Dia Mundial da Filosofia e conheça a programação

Dia Mundial da Filosofia em Brasília

Na capital federal, as atividades para o Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e começam no dia 05/11 na Universidade Católica de Brasília, às 20h, com a palestra "Convivência: um aprendizado humano", ministrada pela professora Ana Cristina Machado. 

Na terça, dia 06/11, a palestra terá o tema "Grandes filósofas da História" e será ministrada pela professora Lucia Helena Galvão, no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.Na palestra, Lucia Helena irá destacar a contribuição que célebres filósofas, como Hipátia de Alexandria, Hildegard Von Bingen, Helena Petrovna Blavatsky, Diotima de Mantinea e Aspasia de Mileto tiveram para a história da filosofia, tema de pouco acesso e conhecimento público. 

Durante esta semana, a programação conta ainda com mais duas palestras na Livraria Cultura, uma palestra no SESC em Taguatinga, e circuito de palestras na unidade central da organização, localizada no Lago Norte, onde diversas atividades serão realizadas durante o final de semana.

No sábado, a programação começa às 10h, com concerto da orquestra infanto-juvenil do programa "Criança para o Bem" e da Orquestra Metropolitana de Brasília, sob regência do maestro Ricardo Souza Castro. Após atividades artísticas e filosóficas, às 19h30, acontece a palestra magna com o tema central das celebrações de 2018, ministrada pelo Prof. Luís Carlos Marques.

Já no domingo, serão realizadas duas sessões de cinema com filmes que estimulam a reflexão sobre o potencial de bondade e realização do Ser Humano. O primeiro filme, "A Princesinha", (1995, 97 min.) terá sessão matinê, começando às 10h. O filme "O coração corajoso de Irena Sendler" terá sessão de exibição às 16h. Lançado em 2009, ele  narra a história da ativista também conhecida como o "O Anjo do Gueto de Varsóvia" que contribuiu para salvar mais de 2.500 vidas na 2a Guerra Mundial. 

O Dia Mundial da Filosofia é uma promoção da Nova Acrópole em cooperação com a Representação da UNESCO no Brasil. Toda a programação tem entrada franca.

Veja mais detalhes sobre a programação em Brasília. (Com informações da Nova Acrópole)

Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Com o propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, Nova Acrópole celebra, desde 2005, o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil.

Sobre a UNESCO

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para construir a paz entre os povos, por meio de ações em educação, ciências, cultura e comunicação.

A UNESCO tem convicção no poder da educação, da cultura e da ciência, como instrumentos que podem contribuir para a humanização das pessoas e para a construção de uma convivência respeitosa e pacífica, que nos permita avançar sempre na direção de uma vida melhor para todos.

***

Informações para a imprensa

Nova Acrópole

Rafaela Serôa, assessoria.acropole(at)gmail.com, (61) 98513-4179

 

 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página