09.05.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Desafio busca desenvolvedores de aplicativo para melhorar acesso a informações sobre alimentação escolar

Inscrições estão abertas até 21/05/2017. Iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO no Brasil.

Equipes que tenham interesse em contribuir para a melhoria da educação pública por meio da tecnologia podem se inscrever na 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital, até o dia 21/05/2017.  O desafio proposto é o desenvolvimento de software para que a informação sobre o cardápio escolar seja mais acessível. 

Podem concorrer equipes de duas até cinco pessoas de qualquer lugar do Brasil. O líder da equipe vencedora firmará um contrato de 90 dias com a UNESCO no Brasil para implementar a solução tecnológica na rede municipal de educação de São Paulo.

A primeira etapa de seleção se dará por meio da análise de um pré-projeto, que deverá ser enviado juntamente com o formulário de inscrição e de autorização para a utilização das ideias e dos produtos. Dez equipes serão convidadas a participar de uma Mini-hackatona de imersão no tema, a ser realizada no dia 03/06/2017, em São Paulo. Após a hackatona, as dez equipes finalistas deverão desenvolver um protótipo do aplicativo e apresentá-lo no dia 23/06/2017, quando técnicos da área e responsáveis pela política de alimentação escolar no município de São Paulo e a UNESCO no Brasil selecionarão a equipe vencedora.

Para acessar o edital, clique aqui.

Para realizar inscrições e acessar o regulamento da Seleção de Apps, clique aqui

Oficina preparatória

Nesta quinta (11/05/2017), às 19h, será realizada uma oficina preparatória na Casa do Pátio Digital (R. Buri, 35, Pacaembu) com o objetivo de tirar dúvidas sobre a Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital. O encontro também promoverá a oportunidade de compartilhamento de ideias e a possibilidade de conhecer outros interessados para a formação de equipes.  As inscrições estão abertas e devem ser realizadas clicando aqui.

Cardápio Escolar

Todos os dias, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece mais de dois milhões de refeições aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A informação sobre quais refeições são previstas semanalmente é de fundamental importância para o acompanhamento nutricional por parte de pais, mães e responsáveis, além de ser imprescindível para o controle da prestação desse serviço por parte da sociedade. Publicado em Diário Oficial, hoje o cardápio escolar está em formato pouco acessível aos cidadãos.

Pátio Digital

A Seleção de apps faz parte do Pátio Digital, política de governo aberto da SME, lançada em 18/04/2017. Por meio da colaboração entre governo e sociedade, da inovação tecnológica e de transparência, a SME vai realizar uma série de ações para a melhoria da educação pública municipal. O projeto prevê a abertura de dados públicos, encontros abertos à participação de quaisquer interessados, desenvolvimento de aplicativos e lançamento de editais para a cooperação técnica em pesquisa.   

Saiba mais sobre o Pátio Digital: 

http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br 

Inscrições e regulamento da Seleção de Apps: 

http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/selecaodeapps/

 

 

Informações para a imprensa:

  • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Assessoria de Comunicação e Imprensa, (11) 3396-0345 ou (11) 3396  0353, www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br 

  • UNESCO no Brasil

Ana Lúcia Guimarães – a.guimaraes(at)unesco.org, (61)2106-3536, (61)99966-3287

Fabiana Pullen – f.sousa(at)unesco.org, (61)2106-3596




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página