06.12.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Círio de Nazaré entra para a Lista do Patrimônio Imaterial da Humanidade

© Adriano Chedieck, 2008 Círio de Nazaré na cidade de Belém, Pará

O Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, que está reunido até 07 de dezembro em Baku (Azerbaijão) em sua 8ª sessão, inscreveu 14 novos bens na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, entre eles a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém do Pará (Brasil), que é considerada uma das maiores procissões religiosas do mundo.

O festival Círio de Nazaré homenageia Nossa Senhora de Nazaré. Todo segundo domingo de outubro, uma imagem de madeira de Nossa Senhora sai da Catedral de Sé para a praça do Santuário de Nazaré na cidade de Belém. Um elevado número de pessoas, oriundas de diversas partes do Brasil, participa da festa, que mescla elementos sagrados e profanos, refletindo o caráter multicultural e a riqueza da sociedade brasileira. Enquanto os devotos locais constróem altares e acolhem os visitantes, as crianças acompanham os pais nas festividades, garantindo assim a transmissão dessa prática cultural tradicional de geração a geração.

A Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é um instrumento de promoção cultural cujo propósito é dar mais visibilidade ao Patrimônio Imaterial. A Lista é importante para aumentar a conscientização sobre o Patrimônio Imaterial e o reconhecimento às tradições e aos saberes das comunidades, fatores que refletem a diversidade cultural.

Na Lista divulgada hoje, 4 de dezembro, em Baku constam, além do Círio de Nazaré (Brasil), elementos tais como a Dieta mediterrânea (Chipre , Croácia , Grécia, Itália , Marrocos , Portugal, Espanha), a pesca de camarão a cavalo na Bélgica, as tradições culinárias dos japoneses, em especial para festejar o Ano Novo, dentre outras.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página