09.07.2013 - Natural Sciences Sector

Impacto da mudança climática nas maiores regiões montanhosas do mundo

© UNESCO / A. Mishra. Lake Sarez, Tajikistan

O Programa Hidrológico Internacional (International Hydrological Programme – IHP) lidera a implementação do aporte da UNESCO na mitigação e adaptação de mudança climática por meio do projeto intersetorial intitulado Impactos da Mudança Climática nas Maiores Regiões Montanhosas do Mundo: Rede Multidisciplinar para Estratégias de Adaptação (África, Ásia, América Latina e Europa).

O principal objetivo desse projeto é contribuir para maior resiliência à mudança global, particularmente à mudança climática, por meio de maior compreensão a respeito das vulnerabilidades, oportunidades e potencialidade para adaptação, e por meio do desenvolvimento de estratégias e políticas baseadas no conhecimento científico a partir de evidências nas maiores regiões montanhosas da África, Ásia, Europa e América Latina.

Para a implementação desse projeto, oficinas regionais estão sendo organizadas para coletar insumos da África, da Ásia e da América Latina. As necessidades de pesquisa têm sido identificadas, bem como as comunidades e os grupos mais vulneráveis. Além disso, melhores práticas que reforcem iniciativas e estratégias sobre adaptação comunitária têm sido documentadas e disseminadas em cada região.

Oficina regional sobre impactos da mudança climática nas montanhas da Ásia

Uma oficina regional sobre os impactos da mudança climática nas montanhas asiáticas foi organizada em Katmandu, Nepal, de 13 a 15 de março de 2013, em colaboração com o Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado nas Montanhas (International Centre for Integrated Mountain Development – ICIMOD). A oficina recebeu mais de 50 participantes vindos do Irã, Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, Butão, Cazaquistão, Tajiquistão, China, Myanmar, Irlanda, França, Estados Unidos e Dinamarca. A oficina regional foi organizada envolvendo glaciólogos, hidrólogos, especialistas em recursos hídricos, gestores de biosfera montanhosa, representantes de sítios do Patrimônio Natural, gestores de políticas públicas, sociólogos, especialistas e assessores de comunicação, partes interessadas locais e especialistas do Programa Hidrológico Internacional (IHP) e das redes do Programa O Homem e a Biosfera (MAB). Um release de imprensa conjunto foi divulgado pela UNESCO de Katmandu e pelo ICIMOD. Os oficiais governamentais e especialistas, juntos com as organizações internacionais representadas, formularam recomendações preliminares como conclusão da oficina.

Oficina regional para a América Latina

A oficina regional para a América Latina será organizada em cooperação com o PNUMA e a FAO, em San Jose, Costa Rica, de 20 a 22 de agosto de 2013, em coordenação com o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e Caribe, localizado em Montevidéu, Uruguai. A oficina reunirá glaciólogos, hidrólogos, especialistas em recursos hídricos, gestores de biosfera montanhosa, representantes de sítios do Patrimônio Natural, gestores de políticas públicas, professores, sociólogos, partes interessadas e especialistas locais do IHP da UNESCO e de redes do Programa MAB, para garantir que partes interessadas locais compreendam o contexto global do projeto e que possam trazer seus próprios conhecimentos, necessidades e expectativas. A oficina resultará em recomendações para assessores e tomadores de decisão em políticas públicas dos Estados-membros da região.
Oficina regional para a África

A UNESCO e o PNUMA, em parceria com a Parceria de Montanhas da FAO (FAO Mountain Partnership) estão organizando uma oficina regional sobre mudança climática nas montanhas africanas. A oficina “Impactos da Mudança Climática nos Ecossistemas das Montanhas Africanas: após ações da Rio+20” acontecerá em Nairobi, Quênia, de 9 a11 setembro de 2013. A oficina reunirá especialistas de todas as áreas relacionadas ao tema, bem como gestores de políticas públicas e partes interessadas

Contato para mais informações:




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página