11.12.2012 - UNESCO Office in Brasilia

COMANDOS promove debate entre ex-narcotraficantes e polícia em Brasília

Ex-integrantes de quatro facções do narcotráfico do Rio de Janeiro (Comando Vermelho, Terceiro Comando, ADA e milícias), hoje atuantes em projetos sociais, e representantes da Polícia se reúnem no próximo dia 12 de dezembro, às 17h, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), para um debate inédito na capital.

O projeto COMANDOS pretende promover um diálogo franco sobre o tráfico e as possibilidades de superação, envolvendo jovens e estudantes.

Mediado pelo coordenador executivo do AfroReggae, José Junior,  o debate reunirá o Coronel Robson (Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar do Rio); José Magalhães (Inspetor da Polícia Civil do Rio); Sargento Dantas (BOPE); Francisco Testas/Tuchinha e Roseli Costa (ex-Comando Vermelho); Washington Rimas/”Feijão” (ex-Terceiro Comando); Rafael Victório (ex-ADA) e Robson Holmes (ex-milícia)

A proposta do evento itinerante, já realizado no Rio de Janeiro, em São Paulo, Niterói e São Gonçalo (RJ), é colocar frente a frente personagens que protagonizaram embates do tráfico para relatarem suas experiências pessoais de superação, as histórias de criação dessas facções, a dinâmica adotada pelos grupos e as principais diferenças entre eles.

No COMANDOS, visões de mundos opostos se unem pela crença na educação e na transformação social, a partir de histórias de vida que contribuem para a formação de uma consciência crítica. Os debates também auxiliam em decisões responsáveis, criando possibilidades de discernimento e melhor perspectiva de futuro. Para a UNESCO, uma das organizadoras do evento, é muito importante mostrar que é possível “aprender ao longo da vida”, contando historias de superação e de construção de novos caminhos.

Os ex-integrantes das facções, que estarão no debate, participam de projetos sociais do AfroReggae e vêm estabelecendo um diálogo, que somente se tornou possível com um trabalho social sólido e o desejo de transformação. Essas experiências mostram que a crença na transformação social e a oferta de alternativas de futuro, distintas da realidade do crime e da violência, são componentes essenciais para a mudança de histórias de vida em lugares marcados pela exclusão.

O evento está sendo organizado em parceria pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Grupo Cultural AfroReggae com o patrocínio do programa Jovem de Expressão  e o apoio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
Em 2013, o Comandos será realizado no Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança e o banco Santander.

Mais informações sobre o projeto COMANDOS

Informações para a imprensa
UNESCO no Brasil
Isabel de Paula
(61) 2106-3538, 98468061
isabel.paula@unesco.org.br
Ana Lúcia Guimarães
(61) 21063536, 99663287
ana.guimaraes@unesco.org.br

Projeto Jovem de Expressão
Paula Crepaldi
2106-3537 / 9363-3332 / 9123-5385
Paula.crepaldi@unesco.org.br

Grupo AfroReggae
Marcela Rocha
marcela.rocha@afroreggae.org









<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página