26.09.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Conectando os pontos para construir o ensino e a aprendizagem do futuro

© UNESCO/MEC

Esta publicação é um apelo para que os líderes de governos, organizações não governamentais, educadores, líderes da sociedade civil e cidadãos abordem com urgência sete áreas críticas para a melhoria significativa da qualidade da educação recebida pela maioria das crianças nas escolas. Estas ações apoiam estrategicamente a coerência e o alinhamento de políticas e programas que, como um sistema, sustentam a qualidade do ensino. Este documento propõe uma estratégia de sete ações para alinhar o sistema de aperfeiçoamento ao longo da vida da qualidade do professor, e, com isto, alcançar a qualidade da educação como um todo.

A educação é uma das iniciativas mais importantes que podem ser empreendidas para melhorar a qualidade de vida, a segurança financeira e o potencial econômico de uma determinada população. Não há contestação dos benefícios de um sistema de educação forte. O desafio está no desenho da estrutura e na implementação de um sistema desse tipo, além da criação de uma vontade política de ver esse sistema funcionando na prática. Para que sistema seja implementado, a qualidade dos professores e a qualidade da educação como um todo devem ser consideradas uma prioridade nacional. Os líderes educacionais e políticos devem apoiar essas iniciativas publicamente, colocá-las em sua agenda política e estabelecer uma comissão especial para desenvolver uma estratégia para melhorar de forma significativa e mensurável a qualidade do professor.

O cerne da educação de qualidade é ter um corpo docente qualificado e versátil. Para realizar melhorias significativas na qualidade da educação, é necessária uma estratégia coesa para que se possa combinar o que já se conhece em um sistema eficiente, que pode ser implementado em todo o mundo na escala necessária para o sucesso. Os pontos precisam ser conectados.

Título originalConnecting the dots to build the future teaching and learning, published in 2016 by Varkey Education Foundation.

Brasília: MEC, 2017. 24 p. (em cooperação com a UNESCO no Brasil)

Download gratuito:

Exemplares impressos:

Para solicitar cópias impressas em português, entre em contato com: grupoeditorial(at)unesco.org.br  




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página