09.11.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Comitê da Cultura de Paz debate “perigo da história única”

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra e à Década Internacional dos Povos Afrodescendentes (2013-2022), será realizado, no dia 13/11, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), o 101º Fórum do Comitê da Cultura de Paz. Diálogos em torno do “perigo da história única” é o tema do Fórum, que terá palestras de José Adão de Oliveira e Nanci Oliveira, Oswaldo Faustino e Wagner Celestino e mediação de Lourdes Alves de Souza. A entrada é gratuita.

O Fórum é inspirado em discurso da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, no qual ela cunha o termo “história única” e questiona como os estereótipos e reducionismos constroem perspectivas culturais e identidades distorcidas que empobrecem a dignidade de pessoas, povos e tradições.  O discurso, disponível em vídeo no youtube, alcançou milhões de visualizações e milhares de comentários e debates

É sob esta inspiração reveladora que será celebrado antecipadamente o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, como conquista do Movimento Negro Unificado em nível nacional contra a discriminação racial. Essa é a data da morte de Zumbi dos Palmares, herói negro das Américas e referência dos movimentos libertários brasileiros.

O propósito deste encontro é ampliar a percepção das consequências de informações “prontas”, senso comum e generalizações que reproduzem a “história única” e se apropriam de saberes e dinâmicas culturais que não conhecem, não compreendem, mas têm a pretensão de avaliar.








<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página