11.01.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Diretora-geral expressa grande pesar pelo falecimento de Madanjeet Singh, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, expressou grande pesar pela notícia de que Madanjeet Singh, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, faleceu no domingo, dia 6 de janeiro.

“Os incansáveis esforços e o comprometimento pessoal do sr. Singh para promover a compreensão mútua e a paz serviram como uma grande fonte de inspiração para pessoas de muitas nações, culturas e religiões. A UNESCO perdeu um amigo leal e um grande apoiador”, afirmou a diretora-geral.

Em 1995, em reconhecimento à sua devoção de uma vida inteira à harmonia popular e à paz, o Conselho Executivo da UNESCO criou o UNESCO-Madanjeet Singh Prize for the Promotion of Tolerance and Non-Violence (Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da não Violência). A decisão foi adotada em comemoração ao 125º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi.

Diplomata há muito tempo, o sr. Madanjeet Singh foi nomeado embaixador da Boa Vontade da UNESCO em novembro de 2000, em reconhecimento ao seu trabalho de promoção da tolerância e da compreensão mútua ao redor do mundo, em especial no Sul da Ásia.

Em 2000, Madanjeet Singh criou a South Asia Foundation (Fundação Sul da Ásia) como um movimento de jovens para promover o desenvolvimento cultural, educacional e econômico, de forma sustentável em toda a região. Atualmente, a fundação conta com representações em oito países do Sul da Ásia e oferece bolsas em 12 UNESCO Madanjeet Singh Institutions of Excellence (Instituições de Excelência UNESCO Madanjeet Singh).

“Eu gostaria de expressar minhas sinceras condolências à família do sr. Madanjeet Singh, bem como ao governo e ao povo da Índia, pela perda desse grande humanista, desse grande defensor da paz”, disse a diretora-geral. “O falecimento de Madanjeet Singh é uma perda para a Índia, para a sua região e para todas as pessoas ao redor do mundo. Que encontremos força na mensagem de diálogo e de compreensão mútua que ele encarnava e promovia para fortalecer as bases para a paz e a tolerância”.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página