13.11.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Curso EaD de Formação de Multiplicadores em Política e Gestão dos Serviços de Saneamento Básico

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), em parceria com a Fundação Vale e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, realiza o Curso a distância moderado de Formação de Multiplicadores em Política e Gestão dos Serviços de Saneamento Básico entre os dias 17 de novembro e 18 de dezembro de 2014.

O objetivo é aperfeiçoar a capacidade de gestão dos municípios nos serviços de saneamento básico por meio da qualificação dos agentes locais, formando multiplicadores para difundir os conhecimentos adquiridos nas organizações governamentais e sociais em que atuam.

O curso a distância será disponibilizado por meio da plataforma Moodle do Portal Capacidades, que contém recursos didático-metodológicos tais como: sala de aula virtual, textos em biblioteca virtual, vídeos e atividades de avaliação. Possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos e a conclusão de cada uma das etapas exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior, verificada por meio das avaliações parciais e uma avaliação final. Este curso possui tutoria e tem 80 vagas disponíveis.
 
Como o curso tem por objetivo a formação de agentes multiplicadores, o público alvo pretende mobilizar:

  • os participantes dos 4 (quatro) cursos presenciais regionalizados, realizados pela parceria Fundação Vale, Ministério das Cidades e UNESCO que beneficiaram cerca de 170 pessoas em 30 municípios, nos estados do Pará, Minas Gerais e Espírito Santo;
  • os conselheiros do Conselho Nacional das Cidades, particularmente aqueles que integram a Câmara Temática do Saneamento;
  • os integrantes da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental - ReCESA, particularmente aqueles que atuam como instrutores e monitores dos núcleos regionais.

Os tópicos que serão abordados: Integralidade dos serviços e intersetorialidade das políticas públicas, a Lei 11.445/2007 sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico e aspectos da política nacional de resíduos sólidos, Consórcios Públicos de Saneamento Básico, Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Mobilização Social.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página