20.06.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Educando para um futuro sustentável: evento paralelo da UNESCO na Rio+20 sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável

DESD Logo

Não é possível alcançar o desenvolvimento sustentável somente por meio de acordos políticos, incentivos financeiros ou soluções tecnológicas. Para salvaguardar o ambiente natural e promover maior igualdade global, precisamos mudar em sua essência nossa maneira de pensar e agir. Para alcançar esse objetivo, todos os indivíduos e sociedades devem ser equipados e empoderados com conhecimentos, habilidades e valores, assim como uma consciência ampliada para dirigir tal mudança.

A transição em direção a economias e sociedades verdes demanda que todos sejam treinados e educados e que a sociedade seja preparada para tal futuro sustentável. Isso implica na revisão abrangente dos currículos atuais, das qualificações profissionais e dos objetivos de aprendizado correspondentes de programas educacionais de todos os níveis, assim como o desenvolvimento ou redesenho de capacitações profissionais relevantes.

Essa mesa-redonda irá advogar pela contínua atenção à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), apontar sinergias entre EDS e a agenda internacional do Educação Para Todos e defender a relevância da EDS em todos os esforços para atingir o desenvolvimento sustentável com vistas aos processos pós-2015. Ela irá destacar a contribuição da EDS para o desenvolvimento de sociedades e economias verdes, dando igual atenção aos pilares ambiental, econômico e social do desenvolvimento sustentável.

Irá argumentar que a EDS é crucial para todas as respostas de políticas para os desafios do desenvolvimento sustentável e, assim, para a implementação dos compromissos da Rio+20. Com base no último relatório da Década das Nações Unidas sobre EDS, a ser lançado no evento pela UNESCO, a agência líder para a Década, exemplos concretos e histórias de sucesso da Década de diferentes partes interessadas serão apresentados.

Painelistas:

  • Lena EK, ministra do Meio Ambiente, Suécia
  • Shigeharu KATO, diretor-geral de Relações Internacionais, Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão, e secretária-geral da Comissão Japonesa para a UNESCO
  • Greg SELINGER, premier de Manitoba, Canadá
  • Jeffrey SACHS, diretor do Earth Institute, Columbia University
  • Kartikeya SARABHAI, diretor, Centre for Environment Education (Centro de Educação Ambiental), Ahmedabad, Índia
  • Rafael ZULLI, estudante secundarista do Brasil (participante do programa Young Masters ESD)
  • Thiago SCHLIEPER, estudante secundarista do Brasil (participante do programa Young Masters ESD)
  • Presidente da Mesa: Irina BOKOVA, diretora-general da UNESCO

Arjen WALS, catedrático da UNESCO em aprendizado social e desenvolvimento sustentável na Wageningen University, Holanda, e autor do último relatório da UNESCO sobre a Década das Nações Unidas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), será convidado durante os procedimentos a intervir brevemente para lançar o relatório e apresentar as principais descobertas.

Detalhes:

Início: 21.06.2012 19:00 hora local
Fim: 21.06.2012 20:30 hora local

País: Brasil
Cidade: Rio de Janeiro
Local: Sala T-2, Riocentro

Organizadores: UNESCO, em associação com o Comitê Inter-Agências para a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o Governo da Suécia, Ministério da Cultura, do Esporte, da Ciência e Tecnologia do Japão

Ponto focal: Leicht, Alexander
Contato: Seção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página