20.12.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Qualidade de professores e equidade no ensino são os temas do Relatório do Educação para Todos 2013/2014

O Relatório de Monitoramento Global de Educação Para Todos – EPT, publicado anualmente pela UNESCO, terá seu lançamento mundial na Etiópia e no Brasil simultaneamente no dia 29/01/2014, das 9h às 13h. Aqui, o evento de lançamento acontecerá em Brasília, no auditório do Museu da República, Esplanada dos Ministérios, com um seminário onde os resultados do Relatório serão apresentados e discutidos. O título da publicação deste ano é “Ensinar e aprender: alcançar a qualidade para todos”.

Criado para monitorar as Metas de EPT (*) até 2015, limite máximo para serem atingidas conforme estabelecido por 164 países no Fórum Mundial de Educação de Dakar, em 2000, o Relatório de Monitoramento Global do EPT 2013/2014 traz uma atualização do progresso do cumprimento das metas e conta com uma novidade: esta edição inclui o monitoramento do item financiamento para o alcance das Metas em âmbito global. O foco é a importância da equidade e da qualidade da educação, com atenção especial à formação dos professores, que são os pilares para o enfrentamento da crise na educação e no planejamento das políticas educacionais do Pós-2015.

Para a Coordenadora de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, o lançamento do Relatório de Monitoramento de EPT “é uma oportunidade de reunir os principais representantes e especialistas da educação e de fomentar o debate sobre a educação no Brasil, na América Latina e Caribe e no mundo”.

O evento de lançamento terá entrada livre, mas limitada à capacidade do auditório. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/01/2014 pelo e-mail: t.guerra(at)unesco.org

(*) Metas do movimento Educação para Todos

Os seis objetivos aprovados durante a Conferência de Dacar de 2000 a serem alcançados até 2015:

  1. Cuidados na primeira infância e educação
  2. Educação primária universal (EPU)
  3. Habilidades para jovens e adultos
  4. Alfabetização de adultos
  5. Paridade e igualdade de gênero
  6. Qualidade da educação



<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página