19.08.2015 - UNESCO Office in Brasilia

Exposição promove reflexão sobre exotismo, diversidade e tolerância

Exposição sobre miçangas é aberta ao público de terça a domingo e feriados, no Rio de Janeiro

O Museu do Índio, no Rio de Janeiro (RJ) inaugurou, nesta quarta-feira (19/08/2015), a sua nova exposição de longa duração "No Caminho da Miçanga — um Mundo que se Faz de Contas", sob curadoria da antropóloga Els Lagrou. Representantes de alguns dos povos indígenas retratados na mostra estiveram presentes no evento de inauguração.

Ao todo são 700 peças e 20 filmes de 24 etnias do Brasil, além de 18 da África, da Ásia e das Américas. Com instalações multimídias interativas, as peças e filmes estão distribuídos em sete ambientes — Viagem, Mito, Encontro, Troca, Brilho, Ritual, Encanto e Mergulho.

A exposição — que conta com o apoio da UNESCO e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — aborda as histórias das miçangas, o seu comércio e exploração, o fascínio mútuo exercido em povos distintos e o encontro e o desencontro de perspectivas entre viajantes e nativos. 

Para a curadora Els Lagrou, "enquanto o colonizador julgava estar trocando quinquilharias por preciosas matérias primas, a maioria dos povos nativos desejava muito essas contas, vindas do ultramar. Apesar de fazerem suas próprias contas, às vezes muito parecidas com as estrangeiras, as contas de vidro eram novidades, preciosidades exóticas". 

A intenção é promover uma reflexão sobre os variados sentidos que o exotismo pode assumir e as possíveis relações com o outro e os seus enfeites, além de apontar para a discussão dos conceitos de diversidade e de tolerância.

O Museu do Índio convida o público a mergulhar nessa reflexão, interagindo entre os vitrais, silhuetas e outras instalações dentro do casarão da instituição e em seu jardim. A exposição está aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 17h30min e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h, no Museu do Índio, localizado na Rua das Palmeiras 55 – Botafogo - Rio de Janeiro (RJ). (Fonte: Unidade de Comunicação da UNESCO no Brasil com Assessoria de Comunicação do Museu do Índio).

Mais informações: Museu do Índio - (21) 3214-8705 ou comunicacao@museudoindio.gov.br




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página