18.07.2012 -

Feliz aniversário "Madiba"

- Nelson Mandela

Hoje, o Embaixador da Boa Vontade da UNESCO Nelson Mandela comemora o aniversário de 94 anos. Pessoas de todo o mundo estão comemorando o Dia Internacional Nelson Mandela, dedicando 67 minutos do tempo para ajudar os outros, em homenagem aos 67 anos que "Madiba" dedicou à luta contra o apartheid.

Dessa jornada, 27 anos foram gastos como um prisioneiro político,  em Robben Island, a penitenciária -ilha para onde o governo Sul-Africano enviou os mais temidos oponentes políticos. Simbolizando o triunfo da democracia sobre o racismo e a opressão, a Robben Island é hoje um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Após a sua libertação em 1990, Mandela fez um apelo histórico para a UNESCO para resolver a crise "assustadora" educacional que atingia as vítimas do apartheid, como a base para uma nova democracia não-racial sul africana.

Por seu compromisso inabalável com a democracia, igualdade, dignidade e aprendizagem, ele ganhou em 1992, o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny da UNESCO, que já consagrou muitos vendecordes do Prêmio Nobel da Paz. 40 anos depois da Áfica do Sul deixar de Estado-membro da UNESCO, pela interferência com os "problemas raciais", o país voltou sob a liderança de Nelson Mandela, em 1994, quase imediatamente após a abolição do apartheid.

Vamos honrar este tão generoso homen e agir de acordo com os valores que ele defendia.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página