22.07.2016 - UNESCO Office in Brasilia

Primeiro Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Mangue

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Mangue, 26 de julho de 2016

Os mangues são ecossistemas raros, prolíficos e espetaculares, nos limites entre a terra e o mar. Eles garantem a segurança alimentar para as comunidades locais. Eles oferecem biomassa, produtos silvestres e sustentam as atividades pesqueiras. Eles contribuem para a proteção dos litorais. Eles ajudam a reduzir os efeitos da mudança climática e dos eventos climáticos extremos.

É por isso que atualmente a proteção dos ecossistemas de mangue é essencial. Sua sobrevivência enfrenta sérios desafios – o alarmante aumento do nível do mar e as crescentes ameaças à sua biodiversidade. A Terra e a humanidade simplesmente não podem se dar ao luxo de perder esses ecossistemas vitais.

A UNESCO sempre esteve na linha de frente da promoção de novas e harmoniosas relações entre a humanidade e a natureza, uma área na qual a preservação dos ecossistemas de mangue tem especial importância.

Para essa finalidade, a UNESCO está trabalhando em todos os sentidos e com todos os parceiros em uma iniciativa aberta relativa aos mangues e ao desenvolvimento sustentável. A Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO tem 86 sítios – de um total de 669 – que incluem áreas de mangues. Muitos desses sítios estão localizados em países em desenvolvimento e em pequenos Estados insulares em desenvolvimento – como a Reserva da Biosfera La Hotte, no Haiti, e a Ilha de Príncipe, em São Tomé e Príncipe, assim como o Mangue Can Gio, no Vietnã. A Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO inclui os Sundarbans, o maior sistema de mangue ininterrupto do mundo, localizado em uma área entre a Índia e Bangladesh e que abriga o icônico tigre-de-bengala. A Rede Mundial de Geoparques da UNESCO também tem sítios de mangues, como o Geoparque Mundial de Langkawi, na Malásia.

Neste primeiro Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Mangue, a mensagem da UNESCO é clara. Avançar com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável significa criar novos caminhos sustentáveis para o desenvolvimento em harmonia com a Terra. Isso significa preservar todos os ecossistemas de mangue.

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página