08.11.2009 -

Fórum em SP debate ciência e pensamento

© UNESCOCidade das Ciências (Paris):

Parceria entre UNESCO e Palas Athenas discute “pensar” e “conhecer”

São Paulo, 9/11/2009 – O Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz promove nesta terça-feira, 10, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Fórum “Pensar e conhecer – dois modos distintos de se posicionar frente ao mundo”. O encontro, o 77º a ser realizado pelo Comitê, é resultado de parceria entre a UNESCO no Brasil e a organização Palas Athenas.

O tema do Fórum será conduzido pela professora e pesquisadora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas, Amnéris Maroni. Também psicoterapeuta, articulista e escritora, Maroni tratará da distinção kantiana entre o conhecer e o pensar. Para tal, discutirá autores, filósofos e não filósofos que se valeram desta distinção, entre eles Heidegger, Arendt, Jung e Ruprecht Bion – os três últimos, preocupados em libertar o pensamento da ciência.

“A modernidade contou com uma utopia racional, afirmativa e otimista; hoje, ela não atende às necessidades e desafios de nosso tempo”, diz Maroni. O auditório do MASP fica na Avenida Paulista, 1578 (Estação Trianon-MASP do metrô). O fórum tem entrada franca.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página