05.12.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Jovens ibero-americanos se encontram para compartilhar experiências sobre desenvolvimento sustentável em Reservas da Biosfera

Entre 05 e 08/12/2018, o Centro Binacional Zapotepamba e a cidade de Catacocha, Equador, irão receber mais de 90 participantes de 24 países para o 1º Fórum de Jovens da Rede de Reservas da Biosfera da Ibero-América e Caribe (IberoMAB). O objetivo é identificar oportunidades para jovens e ações concretas de desenvolvimento sustentável nas Reservas da Biosfera de 24 países ibero-americanos e criar uma rede de jovens para as reservas da biosfera na região. O grupo inclui jovens que vivem, trabalham e estudam nas Reservas da Biosfera e demonstraram compartilhar o compromisso de contribuir com o desenvolvimento sustentável e a conservação desses espaços de inestimável valor em termos de biodiversidade.

O convite partiu da Comunidade de Bosque Seco e do Programa da UNESCO “O Homem e a Biosfera” (MAB), que tem a responsabilidade de designar e avaliar reservas da biosfera em 122 países. O programa internacional promove várias iniciativas ao redor do mundo para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, adotados por todos os países membros das Nações Unidas. O encontro está sendo patrocinado pela UNESCO com o apoio dos Ministérios de Meio Ambiente do Equador e do Peru, o Serviço Nacional de Áreas Protegidas pelo Estado do Peru, a Comunidade de Bosque Seco e as Reservas da Biosfera de Bosque Seco (Equador) e Noroeste Manglares-Amotapes (Peru), que juntas constituem a Reserva Transfronteiriça Bosques da Paz.

A Reserva da Biosfera Bosques da Paz reúne pessoas através das fronteiras em uma área que esteve no limiar de um conflito armado há pouco mais de 20 anos. Ela reforça laços fraternos de confiança e cooperação, fazendo da Reserva da Biosfera um local perfeito para juntar jovens de toda região da Ibero-América e discutir ações positivas e concretas. É a primeira reserva da biosfera transfronteiriça da América do Sul e uma das 20 reservas da biosfera transfronteiriças do mundo.

Além da criação de uma Rede de Jovens regional, os participantes irão preparar uma Declaração e um Plano de Ação, incluindo os principais pontos de discussão e reivindicações dos quatro dias de debates, oficinas e atividades. O desafio é assegurar que os jovens liderem e sejam protagonistas de todas as atividades.

 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página