01.05.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Indígenas do Vale do Javari (AM) recebem cartilhas sobre prevenção às DSTs e hepatites virais

No dia 3 de maio, será lançado o material de educação preventiva sobre HIV/Aids, hepatites e doenças sexualmente transmissíveis para uso dos povos indígenas do Vale do Javari (AM).

A produção do material foi feita pela UNESCO no Brasil, por meio do Plano Integrado do UNAIDS para a Amazônia - Amazonaids (AM). O lançamento será realizado em Atalaia do Norte (AM) com a participação de gestores públicos e representantes de ONGs, do Amazonaids, de prefeituras próximas e parceiras, e da Fundação Alfredo da Matta, além de lideranças indígenas.

O material é composto por um filme e três cartilhas sobre saúde e prevenção para as etnias Marubo, Matis e Mayoruna, resultantes de duas oficinas de prevenção às DSTs/HIV/Aids e hepatites virais, que, em 2011, reuniram professores, agentes indígenas de saúde, pajés, curandeiros, parteiros e lideranças de diferentes povos indígenas da região. As cartilhas foram elaboradas em português e nas línguas indígenas Marubo, Matis e Mayoruna que pertencem à mesma raiz linguística, denominada Pano, todas reconhecidas pelo Mapa das Línguas Indígenas da UNESCO.

O objetivo da cartilha é possibilitar aos povos indígenas o acesso a informações sobre as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e orientação para que eles busquem diagnóstico e tratamento.

A UNESCO no Brasil e O UNAIDS estão cooperando na implementação de políticas que assegurem os direitos diferenciados dos povos indígenas, por meio da educação. A metodologia utilizada para a construção do material bilíngue é o diálogo intercultural, que busca promover uma troca de conhecimentos entre as culturas, respeitando e reconhecendo as práticas, os conhecimentos e hábitos indígenas. As instituições contribuem para a redução do estigma e do preconceito enfrentados por esses povos e colaboram para a manutenção cultural das etnias indígenas que ocupam o Vale do Javari.

Informações para a imprensa
UNESCO no Brasil – Assessoria de Comunicação
Isabel de Paula – fone (61) 21063538, 99626408
isabel.paula@unesco.org.br

Júlio Pedrosa – (92) 8218-6660 e 8842-1286
juliopedrosa8@gmail.com




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página