18.12.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Ano Internacional de Cooperação pela Água é destaque na posse do Conselho Gestor do HidroEx em BH

Com a presença de Blanca Jiménez-Cisneros, Diretora da Divisão de Ciências das Águas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e Secretária do Programa Hidrológico Internacional, e de representantes de Moçambique, Angola e Cabo Verde, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, deu posse nesta segunda-feira (17/12/2012) aos membros do Comitê Gestor da Fundação HidroEx, no Centro Administrativo do governo, em Belo Horizonte. O Comitê Gestor estará reunido até hoje (18/12) para discutir seu plano de trabalho para 2013.

Nas reuniões, a diretora da UNESCO reforça a importância do trabalho da HidroEx em 2013, Ano Internacional de Cooperação pela Água, destacando seus objetivos e recomendações. O Ano Internacional foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2010, com base em proposta apresentada por um expressivo grupo de países membros da iniciativa UN-Water. Em agosto de 2011, a UNESCO foi oficialmente nomeada para liderar a preparação do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água de 2013.

Jiménez-Cisneros estará, também, no escritório da Organização no Brasil, em Brasília, para uma reunião de trabalho com o Representante Lucien Muñoz e técnicos do setor de Ciências Naturais, com o objetivo de discutir e consolidar a programação a ser desenvolvida no Brasil em 2013, decorrente das recomendações para o Ano Internacional.

No Brasil, estão previstas ações de cooperação relativas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água como: o lançamento de um selo comemorativo ao Ano Internacional, pelos Correios, no dia 22/03; a implantação do Projeto Água e Educação na rede de Escolas Associadas da UNESCO, ligado à formação de professores sobre recursos hídricos, e agenda que está sendo negociada com instituições governamentais e não-governamentais atuantes na conservação e gestão de recursos hídricos.

Sobre a Fundação HidroEX     

A HidroEX é um Centro Categoria II da UNESCO instalado em Frutal, Minas Gerais, cuja missão é implementar programas de excelência na área de educação, pesquisa e capacitação em consonância com o Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, relacionados à preservação e ao manejo sustentável dos recursos hídricos mediante ações de alcance regional e mundial. A Fundação tem o compromisso de tratar as questões relativas à água como bem supremo da humanidade.

Mais informações sobre a campanha do Ano Internacional de Cooperação pela Água


Informações para imprensa


Informações para a imprensa
UNESCO no Brasil – Assessoria de Comunicação
Ana Lúcia Guimarães – fone (61) 21063536, 99663287
Ana.guimaraes@unesco.org.br
Isabel de Paula – fone (61) 2106-3538, 98468061
isabel.paula@unesco.org.br




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página