07.06.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Instituto-e apresenta II GESCOM Praias

OSCIP fundada e presidida por Oskar Metsavaht realiza Seminário Científico Internacional de Gestão Compartilhada de Praias durante a Rio+20

Em parceria com a UNESCO e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Instituto-e realiza a segunda edição do Seminário Científico Internacional de Gestão Compartilhada de Praias (II GESCOM Praias), que acontecerá no Rio de Janeiro, no Forte de Copacabana, entre os dias 11 e 12 de Junho. O evento faz parte do calendário oficial da Rio+20 e da programação do projeto Humanidade 2012.

O II GESCOM Praias servirá como uma plataforma de discussão entre autoridades governamentais, empresariais e representantes da sociedade civil sobre a valorização da parceria público-privada na gestão das praias, tendo como objetivo pontuar os respectivos direitos e responsabilidades. Ao longo dos dois dias de evento será discutida a melhoria do gerenciamento da costa brasileira por meio de planos de gestão costeira e iniciativas em prol da conservação e desenvolvimento responsável deste patrimônio natural.

Entre os participantes estão o Prefeito Eduardo Paes, Carlos Alberto Muniz (Secretário de Meio Ambiente – RJ), Oskar Metsavaht e Nina Braga (Instituto-e), Celso Schenkel (Coordenador de Ciências Naturais da UNESCO no Brasil), Prof. Alexander Turra (USP), Guilherme Dutra (Conservação Internacional), José Archer (Programa Bandeira Azul – Europa), Leana Bernardi (Programa Bandeira Azul – Brasil), João Eustáquio (Associação Nacional de Orgãos Municipais do Meio Ambiente- ANAMMA), Margareth Carvalho (Sebrae-RJ), Prof. Marinez Scherer (UFSC) e outros pesquisadores e gestores ambientais de destaque.

Ao término do II GESCOM Praias acontecerá o lançamento da candidatura da Prainha, localizada na Zona Oeste da cidade, para receber o certificado de excelência socioambiental do ‘Programa Bandeira Azul’ - presente em 46 países e 3012 praias no mundo. Para a candidatura, a praia carioca está recebendo melhorias estruturais como: recuperação dos decks de madeira para acesso à praia e das áreas de vegetação de restinga, entre outras. Ao fim de um ano de trabalho, a Prainha deverá ser a segunda praia brasileira a receber a ‘Bandeira Azul’. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Rio e do Instituto-e, com o apoio da Associação de Surfistas e Amigos da Prainha (ASAP).

Sobre o Instituto-e
O Instituto-e ajuda a disseminar uma cultura de responsabilidade individual e coletiva, transformando conceitos em atitudes, discurso em ação. O objetivo do instituto-e é ser um canal de encontro onde pessoas, ideias e organizações do Brasil e do mundo possam dividir seus conhecimentos para o combate à desinformação e difundir uma cultura de consciência socioambiental.

Sobre a UNESCO
A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, existe desde 1945 e sua missão é contribuir para a construção de uma cultura de paz, para a erradicação da pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e diálogo intercultural por meio da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e informação. Desde 1964 tem atuação no Brasil, trabalhando junto com governos ¬ federal, estadual e municipal, sociedade civil e iniciativa privada, visando contribuir com as diferentes dimensões do  desenvolvimento humano.

Sobre o Humanidade 2012
O projeto Humanidade 2012 é uma iniciativa da FIESP, FIRJAN, Fundação Roberto Marinho, Senai-Rio, Senai-SP, Sesi-Rio, Sesi-SP, com patrocínio da Prefeitura do Rio e do Sebrae. De 11 a 22 de junho, o projeto apresentará uma série de seminários e debates relacionados aos temas da Rio+20, além de uma exposição aberta ao público, concebida pela artista Bia Lessa, em uma área de quase sete mil metros quadrados no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro.

O evento tem como objetivo engajar a sociedade na discussão sobre como aliar o crescimento econômico ao desenvolvimento social e à conservação ambiental.

Mais informações sobre o GESCOM Praias




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página
t3test.com