27.11.2012 - UNESCO Office in Brasilia

Comitê do Patrimônio Intangível examina novas inscrições em reunião em Paris

Paris, 26 de novembro — O canto budista de Ladakh (Índia), o trançado tradicional de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália) estão entre as aproximadamente 60 propostas que serão examinadas para inclusão nas Listas do Patrimônio Imaterial durante a 7a sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. A sessão ocorrerá na sede da UNESCO de 3 a 7 de dezembro.

Presidido por Arley Gill (Granada), o Comitê irá também examinar os  relatórios periódicos enviados por 16 Estados-parte. Os relatórios apresentam análises do impacto da inscrição nas Listas nas atividades de salvaguarda nos países em questão.

Trinta e seis candidaturas para inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade também serão examinadas durante a sessão, assim como oito candidaturas para inclusão na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente idealizada para reunir cooperação e assistência internacional para salvaguardar expressões culturais ameaçadas e garantir seu futuro. Duas candidaturas para o Registro de Melhores Práticas de Salvaguarda e dez pedidos de Assistência Internacional  para projetos de salvaguarda ou inventários também serão examinados para o Comitê.

Vinte e sete elementos em 15 países foram inscritos na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente até hoje. A Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade enumera 232 elementos em 86 países. Oito programas fazem parte do Registro de Melhores Práticas de Salvaguarda.

O patrimônio cultural immaterial abrange práticas e expresses vivas passadas de uma geração à outra. Inclui tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, eventos celebratórios, sabedorias e práticas relacionadas à natureza e ao universo, assim como os saberes e habilidades de trabalhos artesanais tradicionais.

Somente os países que ratificaram a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial podem apresentar elementos para inscrição nas listas de Patrimônio Imaterial. Até hoje, 146 países ratificaram a Convenção, que foi adotada na Conferência Geral da UNESCO de 2003.

O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial conta com 24 representantes de Estados-parte da Convenção, eleitos para mandatos de quatro anos. A metade do Comitê é substituída a cada dois anos.

****
Jornalistas com interesse em cobrir o Comitê devem solicitor credenciamento.
Contato de imprensa: Lucía Iglesias Kuntz,

Assessoria de Imprensa/UNESCO, Tel: +33 (0) 1 45 68 17 02, l.iglesias@unesco.org
Imprensa audiovisual: Carole Darmouni, c.darmouni@unesco.org, +33 (0) 1 45 68 17 38.

Mais informações sobre a 7ª Sessão




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página