02.04.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz, 6 de abril de 2014

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz, 6 de abril de 2014.

O esporte é uma forma essencial da expressão humana, que pode engradecer a dignidade humana e fortalecer as sociedades como um todo. Esse é o motivo pelo qual o esporte é tão importante para o trabalho da UNESCO de construção da paz e estabelecimento das bases para o desenvolvimento sustentável.

Neste primeiro Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz, celebramos o poder do esporte de reunir pessoas de diferentes culturas em torno de valores compartilhados, erguemos uma bandeira pela importância do esporte para vidas saudáveis e sociedades resilientes e salientamos o papel chave do esporte para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento dos jovens.

Essas foram as mensagens da 5ª Conferência Mundial da UNESCO de Ministros do Esporte, que ocorreu em maio passado, em Berlim, Alemanha – que destacou o esporte como uma força para a inclusão social e como uma plataforma para o ensino de habilidades e valores de que todas as sociedades precisam atualmente, para vencer desigualdades e desafiar todas as formas de discriminação, tendo como base a igualdade e o jogo limpo.

O esporte nunca foi tão global e mediático, mas devemos apoiar todas as sociedades para façam o máximo do esporte como um bloco de construção para a paz e o desenvolvimento sustentável. Isso requer politicas e programas efetivos, inclusive de governo, a fim de criar as condições para o esporte e a educação física para todos.

A UNESCO está atuando em todos os meios para mobilizar o poder do esporte – ao desenvolver abordagens inovadoras para a educação, ao fomentar o diálogo intercultural, ao promover a igualdade de gênero e ao trabalhar para o engajamento de grupos marginalizados em um campo comum de jogo.

O esporte encarna o melhor dos valores compartilhados por todas as mulheres e os homens – que construamos sobre esse poder, a fim de desenvolver um futuro melhor para todos. Essa é a mensagem da UNESCO neste primeiro Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz..




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página