18.03.2013 - UNESCO Office in Brasilia

Seminário internacional debate formação de professores no mundo

Assunto: Seminário Internacional Educação Comparada na Formação Docente e lançamento da publicação “Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas”

Data/hora: 19 de março, de 8h30 às 18h30

Local: Auditório do Edifício Sede da CAPES, Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Brasília, DF

Com o objetivo de debater as conquistas e os desafios da formação de professores e analisar experiências internacionais na área de educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, realizará no dia 19 de março de 2013, no Auditório do Edifício Sede da CAPES, o Seminário Internacional Educação Comparada na Formação Docente.

O evento será aberto pelo Presidente da CAPES, Jorge Almeida Guimarães, e pelo Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz. Renomados especialistas nacionais e internacionais debaterão em profundidade temas como a formação de professores nos Estados Unidos e na União Europeia e a Importância e os Limites da Educação Comparada na Formação de Professores.  Será adotada a dinâmica de mesas redondas, coordenadas para dialogar, compreender e socializar experiências e reflexões acerca da Educação Comparada.

O seminário busca promover a Educação Comparada como aliada no atendimento às necessidades do aperfeiçoamento de professores da Educação básica. Ele acontece em um momento crucial da história do Brasil em termos de investimento na formação inicial e continuada dos dois milhões de professores da educação básica brasileira, tanto no Brasil quanto no exterior. Pela primeira vez, a Capes está proporcionando estágios no exterior para professores da educação básica.

Publicação inédita no Brasil

Este esforço em reunir expertise no assunto e sensibilizar quanto à relevância do tema culmina no lançamento do livro “Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas”, organizado pelo Prof. Robert Cowen da Universidade de Londres e Prof. Andreas Kazamias da Universidade de Wisconsin-Madison. Obra que reúne contribuições de grande alcance para o avanço do campo científico da educação comparada.

Os dois volumes desta obra discutem os debates e os trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área de estudo chamada educação comparada. Os volumes argumentam que aquilo que é considerado “boa” educação comparada tem mudado ao longo do tempo. Analisam as agendas acadêmicas mutáveis, as perspectivas de atenção em transformação e as diferentes linguagens acadêmicas utilizadas para construir educação comparada. Mostram as maneiras pelas quais a educação comparada responde às mudanças políticas e econômicas, assim como às correntes intelectuais que são fortes em tempos e locais específicos.

O Volume I analisa, principalmente, a construção de uma educação comparada nos séculos XIX e XX.  O Volume 2 mostra quão vigoroso é o campo hoje, dentro das políticas da atualidade. A primeira seção da obra é sobre a história do campo de estudos. As últimas duas seções tratam do futuro.  As seções intermediárias analisam a relação entre a educação e (a) formações políticas, (b) industrialização e sistemas econômicos, (c) o global, o inter-nacional e o local, (d) o pós-colonialismo, (e) os padrões culturais, conhecimento e pedagogias.

O futuro da educação comparada é tratado, especialmente no Volume 2, sem a convicção precipitada de que o futuro tem a ver com o choque de civilizações; ou de que o futuro seja mais globalizado; ou de que é necessário apenas melhor entendimento de uma perspectiva intelectual. Este livro é produzido em um momento central da história dessa área do conhecimento e deixa em aberto seu futuro, oferecendo uma ampla diversidade de maneiras de falar sobre esse futuro.


Mais informações sobre o Seminário

Informações para a imprensa
CAPES
Fabiana Santos
Fones (61) 2022-6210 / 8237-2111
E-mails: imprensa(at)capes.gov.br

UNESCO no Brasil
Isabel de Paula
Assessoria de Comunicação - UNESCO no Brasil
Fones (61) 2106-3538, 98468061
E-mails: isabel.paula(at)unesco.org.br




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página