21.11.2014 - UNESCO Office in Brasilia

O IPDC elege sua primeira presidente mulher

O Conselho de Desenvolvimento de Mídia da UNESCO elegeu uma nova presidente para os próximos dois anos, a sra. Albana Shala (Países Baixos), especialista com mais de 15 anos de experiência na área de desenvolvimento de mídia independente. Atualmente, a sra. Shala é a coordenadora do Programa Free Press Unlimited, uma organização neerlandesa que apoia a mídia independente em mais de 40 países.

O Conselho do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (International Programme for Development of Communication – IPDC) também elegeu uma mulher como relatora, a sra. Diana Heymann-Adu (Gana), uma conferencista sênior do Instituto de Jornalismo de Gana.

Os membros do Conselho também nomearam Argélia, Bangladesh e Peru para os três cargos da Vice-presidência do Secretariado do IPDC, assim como Dinamarca, Níger e Polônia para as três cadeiras de membros regulares do Secretariado.

As mudanças ocorreram na 29a sessão do Conselho do IPDC, realizada em 20 de novembro, na Sede da UNESCO (Paris, França). Os Estados-membros do Conselho agradeceram o atual presidente, sr. Jyrki Pulkkinen (Finlândia), que liderou o IPDC nos últimos dois anos, por seu comprometimento ao Programa e pelo sucesso de seu mandato.

O IPDC foi estabelecido em 1980, como o único programa intergovernamental do Sistema ONU com mandato para mobilizar o apoio internacional com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a boa governança, por meio do fortalecimento das capacidades da mídia livre e independente. Desde a sua criação, o IPDC direcionou cerca de US$ 105 milhões para mais de 1.700 projetos de desenvolvimento de mídia, em cerca de 140 países.

O Conselho do IPDC é composto por 39 Estados-membros, eleitos pela Conferência Geral da UNESCO. Ele se reúne a cada dois anos, para conduzir o Programa e refletir sobre as últimas tendências no campo do desenvolvimento de mídia. O Secretariado, formado por oito Estados-membros, reúne-se anualmente e distribui apoio a projetos de base na área de mídia em todo o mundo.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página