23.10.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Iphan realiza encontro internacional no Rio Grande do Sul para valorização do patrimônio cultural do sul e do turismo

De 23 a 26 de outubro, Porto Alegre será o palco de exposição, seminário e reuniões técnicas entre a UNESCO no Brasil e países do Mercosul para fortalecer o patrimônio cultural da região

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove de 23 a 26 de outubro uma série de eventos voltados para a valorização do patrimônio cultural do sul.  As atividades acontecem em Porto Alegre (RS) e receberão autoridades internacionais e especialistas nacionais, que discutirão também o potencial econômico do patrimônio cultural em sua dimensão turística.

Entre as atividades, destaca-se a exposição Sete Povos – Retratos de um Território, que será inaugurada no dia 24, no Memorial do Rio Grande do Sul. Fruto da cooperação técnica com a UNESCO no Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC)/MRE, e com os países  membros do Mercosul, a mostra vai apresentar aspectos patrimoniais, materiais e imateriais da região missioneira no Rio Grande do Sul, por meio de fotografias, desenhos, mapas cartográficos e vídeo-documentários que retratam a diversidade de povos que marcaram a região culturalmente: guaranis, gaúchos missioneiros, populações quilombolas e descendentes das antigas colônias portuguesa, polonesa, italiana e alemã. Haverá ainda uma oficina voltada para o público infanto-juvenil e que combina a arte e educação. A exposição é itinerante e fica na capital gaúcha até janeiro de 2020. São Miguel das Missões, Rio de Janeiro e Montevidéu, no Uruguai, também receberão a mostra.

No dia 23 acontece a abertura do Seminário Internacional Patrimônio + Turismo, que contará com a participação da Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula. Os painéis de debate terão a presença de representantes de países como Espanha, México, Colômbia e Portugal. No âmbito do seminário ocorrerá também o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Cultural – CNM/OCBPM. Está previsto o lançamento das seguintes publicações: os números 39 e 40 da Revista Patrimônio e a versão em português do Manual Gestão do Turismo em Sítios do Patrimônio Mundial, produzido pelo Centro do Patrimônio Mundial e traduzido pelo Centro Lucio Costa, centro de categoria 2 da UNESCO, voltado para o fortalecimento de capacidades para a gestão do Patrimônio Mundial.

O dia 26 está reservado para reuniões técnicas entre Iphan, ABC, UNESCO e representantes de países do Mercosul da região das missões jesuíticas: Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. O objetivo é fortalecer a identidade regional entre o Brasil e os demais países do bloco e discutir iniciativas conjuntas para impulsionar o turismo voltado para os itinerários culturais na região missioneira.

 

Para mais informações:

Yara Diniz – Assessora de Comunicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),
yara.diniz(at)iphan.gov.br, (61) 2024-5513 ou (61) 98221-7928

Vídeo de apresentação da exposição
http://portal.iphan.gov.br/7povos/videos 
Exposição Sete Povos Retratos de um Território.
http://portal.iphan.gov.br/7povos  
Seminário Internacional Patrimônio + Turismo
http://portal.iphan.gov.br/patrimonioturismo  

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página