05.12.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Limpa Brasil – Let’s do it! realiza sua última edição do ano em São Paulo

© Limpa Brasil 2014

Depois de Recife, Fortaleza e Brasília, o maior movimento mundial de mobilização para o descarte adequado de resíduos, o Limpa Brasil – Let’s do it! acontece na maior cidade do país com show de encerramento no dia 07/12 para celebrar a cultura de paz

O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual das pessoas em relação aos resíduos que produzem, incentivando o engajamento para limpar as cidades, e o que é mais importante, mantê-las limpas e criar o hábito da reciclagem.

O projeto, que nasceu na Estônia e já atingiu 140 países, foi trazido ao país pela empresa Atitude Brasil (www.atitudebrasil.com), com a cooperação da UNESCO no Brasil e do Ministério do Meio Ambiente. No Brasil, a ação do movimento já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, São Paulo, Belo Horizonte, São Luis, João Pessoa, Porto Alegre, Recife e Fortaleza, reunindo 180 mil pessoas e recolhendo mais de 3 mil  toneladas de material reciclável. 

Em sua última edição de 2014, a quarta deste ano, o Limpa Brasil – Let’s do it! acontece de 1º a 7 de dezembro, na cidade de São Paulo (SP), depois de passar por Recife, Fortaleza e Brasília. Durante essa semana, a sociedade será sensibilizada, com uma grande campanha de comunicação ambiental, a separar seu material e entregá-lo nos pontos de recepção de material reciclável. São 122 pontos de entrega, sendo que 76 são Ecopontos (estruturas da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo) e 48 são lojas do supermercado Pão de Açúcar. Os pontos são permanentes e estão à disposição da sociedade. Veja a lista completa aqui: http://www.limpabrasil.org/pontos-de-entrega-limpa-sao-paulo/ .

Outra atividade do movimento é o programa de educação ambiental, desenvolvido nas escolas com a finalidade de capacitar os professores de escolas públicas e privadas no intuito de trazer o conhecimento e a prática da educação ambiental para o dia a dia nas escolas.

A semana de programação do Limpa Brasil terminará com um grande evento gratuito no dia 7 de setembro, entre 15 e 21 horas, no Centro Esportivo do Tietê, antigo "Clube Regatas Tietê", comandado pela atriz e apresentadora Maria Paula, com palestras do líder humanitário  Sri Prem Baba, da líder budista Monja Coen, e do escritor Ferrez, líder comunitário do Capão Redondo, além de com shows de Maria Gadú, Cidade Negra, Chico Cesar e Simoninha.

Em São Paulo, o Movimento Limpa Brasil será realizado em cooperação com a UNESCO no Brasil e com o Ministério do Meio Ambiente, e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal, além dos patrocinadores nacionais Avianca e Pão de Açúcar. A iniciativa conta ainda com o apoio da TV Globo e do programa Verdejando, das revistas Carta Capital e Trip, da rádio Band News FM, do Rotaract (Rotary Club de São Paulo) e da União dos Escoteiros do Brasil.

Em parceria com o Projeto Verdejando, da Rede Globo, as primeiras cinco mil pessoas que chegarem ao espaço do Festival receberão mudas de plantas em uma tenda montada no local. Pedimos a todos que tragam de suas casas o material reciclável para que possamos encaminhá-lo a cooperativas de materiais recicláveis gerando renda e trabalho.

Agenda - Evento de Encerramento do Limpa Brasil – Let’s Do It!

Local: Centro Esportivo Tietê antigo "Clube Regatas Tietê"
Endereço: Avenida Santos Dumont, 843, Luz, São Paulo, SP
Data: 07 de dezembro de 2014
Horário: 15h às 21h
• 15h00: Abertura com a atriz e apresentadora Maria Paula (ex-Casseta e Planeta)
• 15h00: Palestra sobre cultura de paz com a líder budista Monja Coen
• 15h30: Show de Simoninha e Banda
• 16h30: Palestra do escritor Ferrez, da Liderança Comunitária do Capão Redondo
• 17h00: Show de Chico César e Banda
• 18h00: Show da Banda Cidade Negra
• 19h10: Palestra do líder humanitário e Mestre da linhagem Indiana Sachcha, Sri Prem Baba
• 19h30: Pronunciamento do Prefeito Fernando Haddad em agradecimento ao público
• 20h30: Encerramento com show da cantora e compositora Maria Gadú

Sobre o programa Limpa Brasil – Let’s do it!

A proposta do programa Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos, em formadores de opinião que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha “Sou Catador”, desenvolvida especialmente para o movimento, que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pera, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do Limpa Brasil – Let’s do it!, Tião Santos. Tião é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” ao lado do artista plástico Vik Muniz.

Realizado desde 2011, o programa, que atualmente funciona aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, já visitou 21 cidades brasileiras e envolveu mais de 180 mil voluntários. Recolheu cerca de 3 mil toneladas de material reciclável que foram doados às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.

Em 2014, após a mobilização em Recife e Fortaleza e Brasília, quando mais de 70 mil pessoas participaram do recolhimento de 80 toneladas de resíduos, neste domingo (07/12) o evento acontece em São Paulo, e a última edição do programa.

Sobre a Atitude Brasil

A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Limpa Brasil – Let’s do it! no Brasil e também do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja sétima edição acontecerá em setembro de 2015, em São Paulo.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página