27.03.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Lançamento do Relatório da UNESCO sobre o Uso de Tecnologias Móveis na Educação de Refugiados

A UNESCO apresenta um relatório sobre o potencial da tecnologia para abordar as necessidades educacionais dos refugiados, “A Lifeline to Learning: Leveraging Technology to Support Education for Refugees” (A linha da vida para a Aprendizagem: Aproveitando a Tecnologia para Apoiar a Educação para Refugiados, em tradução livre) , no dia 27/03/2018, durante a Semana de Aprendizagem Móvel, o principal evento sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) para a educação.

O Relatório examina como as tecnologias móveis podem ajudar a atender às necessidades educacionais de uma quantidade sem precedentes de refugiados em todo o mundo, cujo acesso à aprendizagem é limitado por muitos fatores, incluindo o seu status e as barreiras linguísticas.

“As tecnologias móveis já desempenham um papel central na vida dos refugiados, ao fornecer acesso a informações essenciais em novos ambientes e até manter as redes sociais”, disse a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. “Elas oferecem soluções de aprendizagem flexíveis, que podem capacitar os refugiados em diversas circunstâncias a dar continuidade à sua educação, um direito humano básico e o caminho para se reaver a estabilidade e a esperança no futuro”.

O Relatório mostra que 93% dos 22,5 milhões de refugiados identificados pela ONU em 2016 vivem em áreas abrangidas por redes móveis, e que em 39% de suas residências têm telefones com acesso à internet, concluindo que “entre os refugiados, a conectividade é muitas vezes percebida como uma necessidade básica, juntamente com a educação, o vestuário e os cuidados com a saúde”.

Dispositivos conectados fornecem uma porta de acesso a uma gama ampla e em rápida expansão de ferramentas e serviços educacionais, e frequentemente são encarados pelos estudantes refugiados como um recurso “salva-vidas”.

O Relatório toma como base o trabalho desenvolvido na Semana de Aprendizagem Móvel de 2017, que foi dedicada à educação em situações de emergência e crises. O volume de cem páginas também apresenta várias histórias de sucesso, que refletem os benefícios das tecnologias móveis para a educação de refugiados a partir de diferentes perspectivas.

 

 

Para fazer o download do Relatório, acesse: http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002612/261278e.pdf




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página