22.11.2014 - UNESCO Office in Brasilia

Limpa Brasil acontece em Brasília neste sábado, 22/11

© Limpa Brasil 2014

O Limpa Brasil – Let’s do it! é a versão nacional do mais importante movimento mundial de conscientização e mobilização da sociedade em relação à importância da coleta seletiva, a separação dos materiais recicláveis e da destinação correta do lixo, como sinal de alerta sobre os problemas ambientais e sociais que estão intimamente relacionados ao assunto.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior gerador de lixo do mundo e menos de 2% desses resíduos são reciclados (IPEA). Daí a importância de trabalhar o descarte adequado de resíduos, já que está diretamente relacionado à preservação do meio ambiente, pois o descarte incorreto gera poluição de rios e nascentes, cidades e florestas, colocando em risco os seres humanos, a fauna e a flora.

Esta é a terceira vez o projeto acontece na capital federal, no dia 22/11. Uma ampla campanha publicitária e social, envolvendo o engajamento da atriz e apresentadora Maria Paula, convidou os cidadãos a participarem do projeto nas semanas anteriores, localizando um posto de coleta para a doação de material reciclável ou ajudando na coleta em uma região de sua escolha.

Brasília terá 63 pontos de entrega de material reciclável distribuídos no DF e Cidades Satélites, sendo escolas públicas, lojas do Pão de Açúcar e terminais de ônibus, do dia 17 ao dia 22/11, e o Parque da Cidade no dia 22.

A novidade este ano é a parceria com o IBRAM (Instituto Brasileiro Ambiental) e a SEMARH (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que possibilitará aos participantes trocarem materiais recicláveis por mudas, no Parque da Cidade e nas lojas Pão de Açúcar, durante o dia 22/11. Serão 72 mil mudas, a serem entregues mediante assinatura de termo no qual a população se responsabilizará por seu plantio adequado.
 Além de atrações artísticas ao longo do dia 22/11, no Parque da Cidade (estacionamento 12), haverá uma grande Ação de Coleta na cidade entre 8h e 14h, e terminará com um evento com entrada franca, a partir das 17h, no Parque da Cidade, com uma Programação Educativa e atividades recreativas.

O Limpa Brasil – Let’s do it! conta com a parceria do poder público e de organizações de diferentes setores para conseguir a maior mobilização possível.  Com o apoio da UNESCO no Brasil e do Ministério do Meio Ambiente, patrocínio da Avianca e do Grupo Pão de Açúcar, o programa une todos em torno de um mesmo objetivo: limpar as cidades e mudar a atitude da população para evitar uma catástrofe ambiental.

O Programa

A proposta do programa Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos, em formadores de opinião que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha “Sou Catador”, desenvolvida especialmente para o movimento, que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pera, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do Limpa Brasil – Let’s do it!, Tião Santos. Tião é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” ao lado do artista plástico Vik Muniz.

Realizado desde 2011, o programa, que atualmente funciona aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, já visitou 21 cidades brasileiras e envolveu mais de 180 mil voluntários. Recolheu cerca de 3 mil toneladas de material reciclável que foram doados às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.

Em 2014, após a mobilização em Recife e Fortaleza, quando mais de 70 mil pessoas participaram do recolhimento de 80 toneladas de resíduos, neste sábado (22/11) o evento acontece em Brasília, e a última edição do programa este ano acontecerá em São Paulo, no dia 07/12. (Fonte: Informações da Assessoria de Comunicação do Limpa Brasil)

Agenda

Local: Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek , estacionamento 12.
Horário: 09h às 14h30.
Palco Música na Árvore
09h – Abertura
10h – Geraldo Carvalho e Banda – MPB
11h55 – Michelle Chitko e Banda POP/MPB
13h30 – Amanita Band- Rock
Tenda Tempo de Plantar
9h45 – Dança Kizumba
11h00 – Grupo Agitos – Pagode e samba
12h50 – Dona Gracinha e banda (samba de sanfona)
Tenda Limpa Brasil
10h – Teatro de bonecos com a Companhia Teatral de Fantoches, de Riane Buson, e com mostra de livros bilíngues e lançamento de Audiobook. 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página