31.08.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Alfabetização em um Mundo Digital no centro das celebrações do Dia Internacional da Alfabetização

O Prêmio Internacional de Alfabetização da UNESCO deste ano premiará laureados do Canadá, Colômbia, Jordânia, Paquistão e África do Sul, por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização, celebrado no dia 08/09. Neste ano, o Prêmio e a celebração terão como foco a Alfabetização no Mundo Digital.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada na sede da UNESCO em Paris, como parte de uma celebração global da Organização para o dia (link em inglês) que acontece no contexto da Agenda Educação 2030, na qual a comunidade internacional se compromete a garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade e aprendizagem ao longo da vida para todos.

O evento deste ano reúne interessados e tomadores de decisão de diferentes partes do mundo para examinar como tecnologias digitais podem ajudar a diminuir a ausência da alfabetização e construir uma melhor compreensão das competências necessárias na sociedade contemporânea. Isso é particularmente importante, considerando que as 750 milhões de pessoas analfabetas ao redor do mundo, das quais 63% são mulheres, ainda carecem de competências básicas de leitura e escrita. Essa população inclui 102 milhões de pessoas jovens (de 15 a 24 anos), das quais 57% são mulheres, de acordo com o Instituto de Estatísticas da UNESCO.

“Tecnologias Digitais permeiam todas as esferas das nossas vidas, fundamentalmente moldando como vivemos, trabalhamos, aprendemos e socializamos”, diz a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, em sua mensagem para o dia. Ela enfatiza a importância de repensar e desenvolver capacidades necessárias para fazer parte de um mundo digital: “Essas novas tecnologias estão abrindo amplas novas oportunidades para melhorar nossas vidas e criar conexão global – mas elas também marginalizam aqueles que carecem das competências essenciais, como a alfabetização, necessárias para navegá-las.”

Às 17 horas (horário de Paris) do Dia, Irina Bokova será a anfitriã da cerimônia dos Prêmios Internacionais de Alfabetização (link em inglês), na qual cada laureado apresentará seus programas e receberá uma medalha e o prêmio em dinheiro.  

Os dois premiados do Prêmio UNESCO Rei Sejong de Alfabetização, dedicado à educação e treinamento em alfabetização na língua materna, patrocinado pela República da Coréia, são:

  • Centro para o Estudo de Aprendizagem e Performance (Centre for the Study of Learning & Perforamnce - CSLP) da Concordia University (Canadá), pelo projeto de Utilização de Tecnologias de Educação no Desenvolvimento de Competências Essenciais de Educação na África Sub-Saariana, que desenvolve e distribui seu material internacionalmente e gratuitamente.
  • We Love Reading (Jordânia), um programa com uma comunidade virtual que oferece treinamentode leitura em voz alta para pais, mobiliza voluntários para leitura em voz alta em espaços comunitários para crianças e fornece material apropriado para cada idade por meio de uma biblioteca digital. 

Os três prêmios do Prêmio UNESCO Confúcio para a Alfabetização, apoiado pelo Governo da República Popular da China, que recompensa trabalhos que beneficiam populações rurais e juventude fora da escola, particularmente meninas e mulheres, serão entregue para:

  • AdulTICoProgram da Secretaria de Tecnologias de Informação e Comunicação da cidade de Armênia (Colômbia), pelo ensino de competências digitais para adultos.
  • The Citizens Foundation (Paquistão) pelo Programa Aagahi de Alfabetização para Mulheres e Meninas fora da Escola, que conduz a avaliação de necessidades educacionais digitais e fornece serviços de ensino para apoiar a educação de meninas e mulheres.
  • FunDza (África do Sul) por seu projeto de leitores e escritores para o desenvolvimento de uma cultura de prazer por leitura e escrita, por meio de uma plataforma online que oferece cursos de leitura e competições de escrita, bem como conecta leitores e escritores.

Como parte do Dia Internacional da Alfabetização, a Iniciativa UNESCO-Pearson para a Alfabetização: Meios de Subsistência em um Mundo Digital, uma parceria entre a UNESCO e Pearson, apresentará seu primeiro lote de estudos de caso sobre como soluções digitais inclusivas podem melhorar meios de subsistência. 

***

Para cobrir o Dia Internacional da Alfabetização, jornalistas devem requisitar cadastro com Djibril Kebe, do Setor de Mídia da UNESCO, pelo e-mail d.kebe(at)unesco.org ou telefone +3314681741.

Entre 28/08/2017 e 08/09/2017, matérias sobre alfabetização serão postadas diariamente no site do Dia Internacional da Alfabetização (em inglês) e você pode seguir o #DiaDaAlfabetização nas redes sociais da UNESCO, @UNESCO e @UNESCOnoBrasil, para atualizações sobre o tema e as celebrações do dia.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página