28.09.2012 - UNESCO Office in Brasilia

L’Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências elegem as cientistas vencedoras do Prêmio Para Mulheres na Ciência 2012

© L'Oréal

A edição deste ano priorizou projetos com viés sustentável

A L'Oréal, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a UNESCO elegeram as sete jovens cientistas vencedoras do Programa de Bolsas do Prêmio Para Mulheres na Ciência deste ano. As laureadas receberão  bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil,  que contribuirá com a continuidade de seus projetos de pesquisa. As universidades federais Fluminense e de Pelotas tiveram destaque, com duas cientistas reconhecidas pelo prêmio. A cerimônia de entrega dos prêmios será em 26 de setembro, no Rio de Janeiro.

“Sabemos da importância da mulher para as Ciências e é com grande prazer que participamos desta iniciativa. Desde 2006, a L’Oréal Brasil já concedeu mais de R$1 milhão para 40 jovens cientistas no país. Este ano que o Brasil sediou a Rio+20, o prêmio priorizou projetos que contribuem para a sustentabilidade econômica, ambiental e social”, diz Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil.

Para o atual Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, o programa de bolsas é uma contribuição excepcional “para incentivar e dar visibilidade a jovens cientistas que trabalham duro para registrar sua participação no rápido processo de avanço científico. Assim como a igualdade entre homens e mulheres é muito importante, o equilíbrio entre homens e mulheres cientistas hoje é essencial para o desenvolvimento científico”.

Jovens cientistas de todo o Brasil inscreveram seus estudos em quatro categorias: Ciências Físicas; Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Matemáticas e Ciências Químicas.

Nas áreas das Ciências Físicas, Químicas e Matemáticas, as cientistas contempladas são:

  • Katiúsca Cassemiro, de PE, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por seu projeto “Simulador quântico do transporte de energia em complexos fotossintéticos”.
  • Márcia Mesko, do RS, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por seu projeto “Avaliação da capacidade biorremediadora de Chlorella vulgaris para nano partículas de dióxido de titânio (nano-TiO2)”.
  • Paula Veloso, do RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), por seu projeto “Identidades de lie em anéis de grupo com involução”.
  • Rosélia Spanevello, do RS, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por seu projeto “Estudo do perfil oxidativo e avaliação enzimática em linfócitos e plaquetas de portadores de Síndrome de Down”.

Nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, as cientistas contempladas são:

  • Carolina Gomes, de MG, da Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), por seu projeto “Efeito da radiação emitida por aparelhos celulares nas glândulas parótidas”.
  • Gislaine Réus, de SC, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), por seu projeto “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”.
  • Karim Cunha, do RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), por seu projeto “Sequenciamento de Nova Geração: revolucionando a análise mutacional do gene da Neurofibromatose tipo 1”.

Sobre o For Women in Science

Lançado em 1998, o FOR WOMEN IN SCIENCE, fruto de uma parceria entre a L’Oréal e a UNESCO, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. Depois de 14 anos, já premiou 72 notáveis cientistas de 30 países diferentes, entre elas as brasileiras Mayana Zatz, geneticista da USP; Belita Koiller, física da UFRJ; Lucia Previato, biomédica da UFRJ, e a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP. Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos nacional, regional e internacional, já incentivou mais de 1.000 jovens cientistas de 107 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. Duas laureadas internacionais foram agraciadas, em 2009, com o Prêmio Nobel de Química e de Medicina.

Contatos para imprensa

CDN Comunicação Corporativa
Sheila Albuquerque / sheila.albuquerque(at)cdn.com.br – (21) 3626-3752
Maria Fernanda Mansur / mariafernanda.mansur(at)cdn.com.br – (21) 3626-3725
Simone Cardoso / simone.cardoso(at)cdn.com.br – (21) 3626-3730




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página